RSS

terça-feira, 23 de março de 2010

Tenho pavor de microfone

Encontro com freqüência pessoas que manifestam um certo pavor diante do microfone. Já cheguei até a ouvir: “Sinto algo estranho, é como se o microfone puxasse meus pensamentos e eu não conseguisse mais raciocinar”.
Por isso tem pessoas que preferem falar, dar um testemunho sem microfone, até diante de um público numeroso. Quando alguém usa um microfone, mas tem esta dificuldade a ser superada, naturalmente, depois de alguns minutos a voz vai dando os primeiros sinais de cansaço. Em casos mais graves, a pessoa chega a ficar afônica, com aquele “fiapinho” de voz, como a de um torcedor fanático depois do jogo de decisão do seu time.
No entanto, a maioria teme o microfone justamente porque não sabe usá-lo da forma correta. Geralmente não estão familiarizados com ele, se sentem estranhos diante dele e incapazes de manuseá-lo. Há também o fato de ele simbolizar apresentações para um grande número de pessoas, seja num estúdio de rádio ou de televisão, seja diante das platéias.
Se você tiver de falar ou cantar diante de um microfone colocado em pedestal ou até de mesa, posicione-o mais ou menos na altura do queixo, geralmente a uns dez centímetros de distância da boca, considerando a sensibilidade do aparelho, e fale/cante sempre olhando sobre ele. Com leve giro do tronco vá se posicionando de um lado para o outro, de tal maneira que consiga falar com a boca na direção dele (microfone no pedestal). Nunca se incline para se aproximar do microfone, pois irá se mostrar com postura fragilizada diante das pessoas. Por isso, acerte a altura e passe a usar o microfone como se ele não existisse. Sinta-se livre e a vontade para se expressar.
Uma boa dica para começar a superar o medo do microfone é justamente adquirindo um. Pratique uma performance em casa, faça seu discurso, ensaie um canto diante do espelho sempre usando o microfone. Breve você terá superado esta dificuldade e se sentirá mais seguro diante dele.
Aproveite e dê uma olhada nas outras matérias e enriqueça seu conhecimento musical. Não esqueça de indicar este site para seus amigos que servem a Deus pelo dom da música, aqui eles encontrarão um vasto material de formação para o seu ministério.
Até a próxima e que Deus continue abençoando sua missão!

Jocélio de Castro
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário