RSS

sábado, 6 de março de 2010

Cuidados importantes à quem compõe para Deus

É preciso ter cuidado quando se vai compor, considerando que a música mexe com a emoção e a inteligência. Frases cantadas ficam na memória, mais do que discursos, palestras, homilias. Cabe então, cuidar muito bem desse instrumento de evangelização. Ao compor, siga estas recomendações abaixo, são pontos fundamentais que darão bons resultados em seu trabalho musical.
1- Equilibrar o individual (cantos que usam “eu”) e o coletivo (cantos que remetem ao plural, à todos, à “nós”).
2- Relacionar a fé com a vida, com os sentimentos e emoções pessoais, considerando que “música” é uma arte de se expressar sentimentos. Além disso, é importante articular a fé com o compromisso de transformação pessoal ou social.
3- Avaliar bem a idéia de Deus que sua música transmite, evitando deturpações, erros teológicos e/ou concepções de Deus que tenham conseqüências negativas. Procure alguém que tenha formação na área de teologia e peça para analisar a letra de sua música.
4- Ter definido o alvo que se quer atingir. Por exemplo, um compositor despreparado que coloca termos infantilizantes numa canção que será cantada para adultos.
5- Para quem compõe sobre a fé, a bíblia deve ser a maior fonte de inspiração, nela encontramos muitas frases prontas que podem ser aproveitadas, principalmente para dar mais força ao refrão da música.
Como disse João Paulo II na carta aos músicos, em 22 de novembro de 2003, na solenidade de Santa Cecília ;
“...a música tem como finalidade geral a glória de Deus, a santificação e a edificação dos fiéis..”.
É um meio de evangelização que age com muita força e por isso requer de nós seriedade e responsabilidade. Então... o que está esperando? Papel e caneta na mão, peça inspiração ao Santo Espírito e vamos começar! Lembre-se, compor é semelhante ao ato de criação de Deus no Gênesis, onde “do nada” criamos algo que é bom e belo.

Jocélio de Castro
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário