RSS

terça-feira, 16 de março de 2010

Ouvir, ouvir, ouvir... e tocar!

A bagagem musical que uma pessoa possui, antes mesmo de aprender a tocar, será um fator determinante quando for aprender um instrumento. Portanto, leve mais a sério o que você ouve e não tenha preconceitos, escute todos os ritmos, porque isso vai lhe ajudar a expandir melhor seus estudos de música.
Sempre que eu encontro alguém que me pergunta qual é o melhor método, qual é o melhor professor, a melhor escola para se aprender a tocar ou cantar, o meu primeiro impulso é dizer: aprenda a ouvir e melhore a sua audição. Por que tudo o que você vai tocar, já foi tocado antes, as notas, os ritmos, o swing... O que vai fazer a diferença e ajuda a desenvolver um estilo próprio é a sua bagagem sonora, a sua memória musical, a sua biblioteca interna, ou seja, tudo aquilo que você ouviu (e ouve) e se deu (e se dá) ao trabalho de tentar, ao menos, imaginar como é que foi tocado, executado. E isso tem que acontecer, não somente com os estilos e tipos de música de sua preferência, mas se a sua intenção é ser um verdadeiro músico profissional ou não, pronto para tocar em qualquer situação. Saiba também que não deve haver espaço para preconceito no seu universo musical. Aliás, se arte é tudo aquilo que expande e reinventa os limites da criação e da imaginação, neste universo não há espaço ou futuro para o músico preconceituoso.
Continue acompanhando as postagens aqui no site. Aproveite e dê uma olhada nas matérias que você ainda não acompanhou desde o início, aqui você encontrará dicas práticas para o auxílio do ministério de música, além de vários assuntos que poderão servir para a formação, aperfeiçoamento e crescimento do dom de trabalhar e servir com a canção.
Que para o Senhor seja a melhor parte da nossa colheita!

Jocélio de Castro
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário