RSS

sábado, 8 de maio de 2010

Treinando o ouvido...

Pois é, quem nunca ficou admirado com aquele músico mais experiente que rapidamente consegue tirar aquela música ali na sua frente, ou aquele cantor que mesmo sem uma base instrumental favorável consegue entrar em um tom certinho?! O que muitos não sabem, é que este tipo de situação não é apenas para alguns músicos e outros não, através do estudo e de um treinamento auditivo você pode chegar também a esse grau de percepção.
Dentro do estudo da música, o treinamento ajuda ao ouvido a se “afinar”, ou seja, você conseguir memorizar o som das notas, sua relação de valores e de alturas, para que ouvindo alguma delas você possa mais facilmente identificar qual nota é, ou quanto tempo ela dura, qual o ritmo, até mesmo ajuda a conseguir diferenciar timbres diferentes, ajudando assim a “separar” mentalmente qual instrumento você quer estar mais atento para aprender a tocá-lo.
Aqui estaremos colocando alguns exercícios de treinamento auditivo para, gradativamente (e é muito importante que seja assim) possamos ir evoluindo neste treinamento. Alguns passos são importantes para esse treinamento, assim como em qualquer outro estudo:
1. Não tenha pressa. É preciso ter calma e tranqüilidade para fazer os exercícios, alguns exigirão muita prática, paciência e concentração, lembre-se que seu ouvido e seu cérebro precisam se “acostumar” com aquele som e o que ele significa e isso leva tempo;
2. Não subestime os exercícios apresentados. A princípio alguns exercícios ou a forma de como executá-los poderão parecer muito “bobos” ou mesmo fáceis, mas mesmo esses são muito importantes e devem ser feitos com dedicação, pois poderão ser base para muitos outros passos mais complexos na frente.
3. Procure um lugar tranqüilo. Quanto mais concentrado você estiver para executar os exercícios e para se ouvir mais facilmente você conseguirá avançar, lembre que apesar de o nosso ouvido conseguir ouvir sons em uma gama entre 20hz até 20khz o nosso cérebro só capta uma informação auditiva por vez.
4. Procure estar com seu instrumento ou um afinar próximo para que você possa, na necessidade de cada exercício, usá-lo, porém não se prenda a ele totalmente, alguns exercícios exigiram de você memória auditiva, nesses casos use-os somente para conferir a exatidão do exercício e não como apoio para executá-lo.
Seguindo esses passos você perceberá que mais facilmente conseguirá identificar sons diferentes e com mais exatidão “tirar” aquelas suas músicas preferidas, assim como passagens instrumentais, a entrar nos tons e a se afinar, sendo assim um ramo de estudo fundamental para quem é instrumentista, mas também para os cantores.
Por isso, bom trabalho!

Blog Música de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário