RSS

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A postura do músico I

Olá, irmãos! O que posso escrever nesta hora, depois de termos tocado num texto tão enriquecedor que foi o do nosso querido Monsenhor Jonas Abib. Mais do que ninguém, esse homem de Deus tem o ministério de música em sua alma. Não é à toa que o nome da nossa comunidade é Canção Nova. De fato, desde os anos 70, ele vem trabalhando uma musicalidade nova, guiada pelo Espírito, sendo um dos precursores da música católica no nosso país.
No entanto, gostaria de lhes falar, nesta semana, sobre a postura exterior do ministro de música. Isso mesmo! Postura exterior! Como assim? Explico. Sabemos que uma postura exterior implica uma vida interior equilibrada e cristã; em relação a esse assunto teríamos muitas linhas a escrever. Porém, quero ressaltar a importância de alguns detalhes que ficam à mostra.
O ministro de música está sempre à frente, é um dos que mais aparecem, portanto, o nosso testemunho deve ser de um cristão autêntico e radical.
Hoje, quero falar do nosso vestir, de nossas roupas. É inaceitável um ministro de música (e isso serve para todos os cristãos) que use roupas decotadas, blusas transparentes, apertadas (o que por sinal até para a respiração é ruim), minissaias, miniblusas, “minitudo”, roupas que chamam mais atenção que o próprio Senhor.
Os homens também precisam tomar cuidado com as camisetas muito justas: não é importante nessa hora mostrar os músculos, mas mostrar Jesus. Cuidado também com o tamanho das camisetas, faça o “teste do louvor” – erga o braço e verifique se não está mostrando a barriga. É importante também estar atento às calças, que não devem ser justas demais marcando o corpo.
No que diz respeito a esse assunto, temos de puxar mais a orelha das mulheres. Meninas, vocês sabem que a música diz muito da sensibilidade, portanto, sejam simples e santas sem deixar de ser lindas. Eu já vi muitas irmãs de caminhada usando blusas decotadas, miniblusas, vestidos de alcinha ou decotados, entre outras roupas que em vez de colaborarem com a mensagem da música cantada, atraíam o olhar dos homens para o pecado.
E esse assunto é tão sério que algumas paróquias estão até utilizando umas túnicas para o ministério de música, devido à falta de conscientização dos componentes.
Talvez você tenha pensado: “É isso que ele tem para partilhar conosco hoje?” É isso, sim, meus irmãos. Nesses anos de serviço a Deus fui aprendendo que a unção da canção cantada ou tocada depende de vários fatores; um deles é a postura do músico.
Portanto, cuidado com o interior, principalmente, mas zele também pelo seu exterior. Ajude a sua música a ser mais eficaz na evangelização.
Um grande abraço!

Emanuel Stênio
Missionário e músico da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário