RSS

domingo, 26 de setembro de 2010

Dia da Bíblia

O último domingo de setembro é tradicionalmente conhecido como o Dia da Bíblia, pela proximidade da comemoração de São Jerônimo, considerado o maior de todos os pesquisadores e tradutores da Bíblia.
Na verdade, foi o Papa Dâmaso I, que no final do quarto século, encarregou o monge Jerônimo para pesquisar e fazer uma tradução oficial da Bíblia, para os cristãos. Ele então trabalhou cerca de trinta anos, grande parte nas grutas de Belém, estudando bem todas as línguas bíblicas, os usos e costumes daqueles povos, e assim ele conseguiu produzir a famosa Vulgata, uma Bíblia, em latim, com todos os textos traduzidos diretamente do original. A partir de então, temos a nossa Bíblia, que hoje está na maioria de nossas casas, em nossa língua e em condições de ser lida e rezada por todos os cristãos.
A nossa liturgia, nos apresenta a cada domingo uma grande mensagem bíblica que se elabora a partir de quatro textos: a primeira leitura, o salmo de meditação, a segunda leitura e o Evangelho. Estes textos são diferentes a cada domingo, que apenas se repetem a cada quatro anos.
A palavra de Deus é muito séria. Com a Bíblia não se brinca. Ela nos orienta no bom caminho, mas é preciso assumi-lo para valer. Parece que a síntese de toda a liturgia deste domingo, dia da Bíblia, é a frase do Salmo de Meditação: A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.

Escrito por Dom Zeno
Diocese de Novo Hamburgo
http://www.mitranh.org.br/

Estamos comemorando hoje ''O Dia da Bíblia'', o que deveria ser todos os dias.
''Palavra de Deus'' é a expressão da Bíblia, muito usada quando fala de Deus que se revela aos homens. E se faz conhecer através de suas palavras e atos.
Livro Sagrado, arma poderosa contra as ciladas do inimigo. A palavra de Deus tem poder, por isso devemos conhecê-la profundamente. Precisamos aprender a lê-la com sabedoria e discernimento, dons que nos é dado pelo Espírito Santo. ''As coisas reveladas por Deus, que se encontram e manifestam na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo'' (Dei Verbum (11) - Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina). Nela estão contidas todas as promessas de Deus para nós.
A Palavra nos revela o amor de Deus, a verdade que liberta e nos indica o caminho da Salvação. Aquele que segue a luz da Palavra vai perceber claramente o plano divino reservado a cada um. Temos que praticá-la em todas as áreas de nossa vida. O plano de Deus nos será revelado, mas para isso temos que ter abertura de coração. A sua proposta para nós é de amor e vida, porém precisamos nos comprometer com esse projeto.
Jesus, a revelação final e plena de Deus também é chamado "Palavra". Jesus é a Palavra que devemos anunciar, porque em Cristo, Deus nos revela seu propósito redentor.
Desde o início de nossa história Deus está conosco, caminha conosco, para a liberdade. Esse caminho é demarcado desde o livro do Gênesis, com a origem do mundo, a criação do Universo e do homem, formando um povo para fazer uma aliança de amor, até o Apocalipse, nos remetendo ao criador, fonte de toda a vida, quando vamos experimentar a comunhão com Deus, um descanso sem fim.
A Salvação torna-se visível e eterna!

Márcia A Bezerra
http://padreleoeterno.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário