RSS

sábado, 31 de julho de 2010

Uma Igreja de canto e música

“Recitai uns com os outros salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração”. Ef 5,19

“Quem canta reza duas vezes”.

Gostaria de partilhar e apresentar a todos um pouco do valor que a Santa Igreja tem quando falamos de música e canto no seu interior. Dessa forma trago um pouco daquilo que de forma brilhante nos é apresentado por intermédio do Catecismo da Igreja Católica. Quero principalmente nesse despertar a todos a um maior estudo do assunto elevando-os a um aprendizado belo e significativo.
Então quero destacar três critérios principais: A beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade e trazem como objetivo principal a glorificação de Deus e depois a santificação dos fieis.
Dessa forma o canto popular religioso será inteligentemente incentivado a fim de que as vozes dos fieis possam ressoar nos pios e sagrados exercícios e nas próprias ações litúrgicas, de acordo com as normas e prescrições das rubricas. Todavia os textos destinados ao canto sacro hão de ser conformes à doutrina católica, sendo até tirados de preferências das Sagradas Escrituras e das fontes litúrgicas.
Temos uma ampla bagagem, aqui não nos é permitido fazer de qualquer maneira, mas precisamos estar embasados num contexto religioso. A Igreja não nos deixa jogado as beiras e perdidos, mas também precisa começar em nós o desejo do conhecimento para que os objetivos possam ser alcançados.
Mais uma vez digo precisamos professar nossa fé nos mínimos detalhes e veja bem ministros de música sua responsabilidade é grande, mais também bela e sublime. Para ser ministro de música na Igreja Católica é preciso está disposto ao aprendizado e principalmente repleto de coragem.
Que Deus possa abençoar a todos e força, somos capazes de sempre darmos mais para que os fieis experimentem Deus na sua essência e sobre sua beleza.

Sérgio Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário