RSS

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Técnica musical e amizade com Deus

Quando você está aprendendo a dirigir um automóvel, fica muito preocupado em saber o que fazer. E a meta de quem está começando a fazê-lo é que todo este processo se torne automático.
Isso também tem de acontecer com o músico.
É preciso aprender até que se chegue ao ponto em que a técnica se torne "automática". Contudo, sem deixar de continuar aprendendo coisas novas. Se você tiver oportunidade de estudar música em um conservatório ou escola de música, esforce-se para aprender bem, pois isso é um privilégio.
Sempre é bom que o músico encontre alguém que saiba mais que ele, para que isso seja um incentivo e ele busque ser cada vez melhor. Muitas vezes, chega-se a um limite medíocre e a tendência é cair no comodismo. Deus é digno de excelência e não de mediocridade, por isso você precisa colocar o seu melhor na música que faz. Para que, ao glorificar a Deus, as pessoas digam: "Este músico, que toca tão bem, é cristão!" - isso é um duplo testemunho.
Mas com relação à espiritualidade, não pense que esta pode se tornar algo automático porque a amizade não é automática. Você precisa considerar Deus como um Amigo íntimo, com que pode falar, brigar e chorar com Ele todos os dias.
Todo mestre já foi aprendiz. É tempo de aprender.

Martín Valverde
Músico e compositor. Um dos grandes nomes da música católica internacional. exerce seu ministério no México sobretudo e realiza shows em vários países principalmente com a turnê "Enredados", juntamente com músicos da América Latina e da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário