RSS

sábado, 18 de julho de 2009

É preciso ter um cântico profético

“Minha alma glorifica o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador...” (Lc 2,46-ss)
Estamos no mês de maio, um mês, no qual, com todo carinho, dedicamos à Nossa Senhora, à Mãe de Deus e nossa mãe. Portanto quero partilhar com vocês um pouco da presença da Virgem Maria na vida do ministro de música.
Os versículos acima citados fazem parte do Magnificat, também conhecido como o “Cântico de Maria”. O que levou Nossa Senhora a dizer, a cantar tão belo louvor à Deus? De forma bem resumida trago 3 pontos:
Primeiro, Maria estava cheia, repleta do Espírito Santo. Ela é a esposa do Espírito Santo, a cheia de graça. Foi por obra dEle que Jesus foi gerado no seio virginal de Nossa Senhora. Foi a ação do Espírito Santo que fez com que uma “simples” saudação à Isabel, sua prima, enchesse-a do mesmo Espírito. Maria, íntima do Espírito Santo.
Segundo, ela trazia em suas entranhas o Filho de Deus, Jesus. Não estava só! Jesus e Maria se nos apresentam, neste mistério, tão intimamente unidos, que Jesus está todo em Maria, e Maria toda em Jesus. Esta união mística não se rompeu com o nascimento do Senhor. Os corações jamais se desuniram. Maria, íntima de Jesus.
Terceiro, Maria conhecia a Palavra de Deus, porque cada parte desse cântico é retirado de um trecho das Sagradas Escrituras. Resplandece no Magnificat a laudação própria dos salmos e nele se vêem reminiscências também de vários livros do Antigo Testamento, como dos profetas, do Pentateuco e dos Livros Sapienciais. Em média há 14 citações diferentes do Antigo Testamento. Maria, íntima da Palavra de Deus, íntima de Deus.
Com Maria, aprendemos hoje que necessitamos ser íntimos de Deus Pai, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Ler as Sagradas Escrituras, adorar à Jesus Sacramentado, clamar o Espírito Santo, participar da Santa Missa, são atitudes que todo cristão precisa realizar. Podemos somar ainda a reza do Santo Rosário, uma forma de, unido à Maria e por Sua intercessão, sermos mais próximos de Deus.
Dessa forma, amigo músico, o seu canto também será profético!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Em Cristo,
Emanuel Stênio
Missionário e músico da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário