RSS

sábado, 3 de outubro de 2009

Como ser um Ministro de Música

Para ser um ministro de música não basta conhecer a animação litúrgica ou estar inserido em uma comunidade de crescimento. O animador deve estar totalmente inserido na realidade pastoral e missionária da nossa igreja. É importante que cada animador se pergunte: Que tipo de discípulo eu sou? Em meu canto ecôo a voz de Deus? Por meio da minha voz ou meu instrumento, a comunidade sente-se motivada a elogiar o Autor que age em mim? É fundamental que cada católico se pergunte: Será que eu estou colocando Jesus Eucarístico à minha frente? Ou eu estou querendo me colocar à frente Dele?

1. O animador deve:
- Escolher os cantos de acordo com o tempo litúrgico e o tema do dia;

- Ensaiar os cantos com a assembléia;
- Planejar antecipadamente a celebração com as outras equipes;
- Visitar outras igrejas para trocar experiências.

2. Para que haja participação da assembléia:
- Os cantos devem ser conhecidos e de melodia fácil;

- O tom deve ser acessível, nem alto e nem baixo demais;
- Antes de iniciar, avisa-se o número do canto;
- Um animador (regente) estimula o povo a cantar.

3. O instrumentista deve:
- Acompanhar os cantos e não sobressair demais;

- Usar o instrumento para fazer prelúdio, interlúdio e poslúdio;
- Evitar qualquer barulho dos instrumentos fora de hora;
- Afinar os instrumentos antes da celebração e em local apropriado;
- Combinar o tom da música durante os ensaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário