RSS

sábado, 26 de março de 2011

Oitava Semana: O menino dos cinco pães - A Tentação de Reter para Si

Série Formação: "Tentação do Músico"

O melhor exemplo que poderíamos encontrar para ilustrar este tipo de tentação é uma figura quase apagada na Palavra de Deus, um menino que apenas é mencionado como dono de cinco pães e dois peixes, dádivas preciosas para a multiplicação dos pães.
A história deste menino está no Evangelho de São João 6,1-15.
A multidão que seguia Jesus estava faminta. Cristo tem compaixão do povo e sabia muito bem o que ia fazer, mas para experimentar Seus discípulos perguntou-lhes:
'Onde compraremos pão para toda essa gente?' (vers. 5b)
André sempre vai a Jesus, apresenta-lhe algo. Ele, que um dia apresentou Pedro a Jesus, apresenta-lhe agora um menino proprietário de cinco pães e dois peixes.
A passagem não relata quase nada sobre o garoto, mas nos colocamos a imaginar: o que estaria fazendo aquele menino no meio da multidão faminta com aquela quantidade de alimentos? Seria ele alguém que estava lá para vender os alimentos? Será que aquela quantidade de pães e peixes havia sobrado porque o menino ficou entretido com as palavras de Jesus e, assim, esqueceu-se de comer?
Isso tudo agora não tem muita importância, pois o que queremos focalizar é que o menino doou o que possuía para o Senhor e, como resultado de sua doação o milagre aconteceu. No meio daquela multidão, é claro que o menino ficou tentado a não entregar o que possuía, é o que deduzimos, devido a toda uma multidão faminta que o cercava.
O músico é também tentado, como o menino dos cinco pães e dois peixes, ou seja, a não dar ao Senhor o que possui de mais precioso: sua vida. O Senhor, muitas vezes, faz um milagre a partir do que é oferecido a Ele, como nas Bodas de Caná, onde foi apresentada ao Senhor água para ser transformada em vinho. Se retemos nossas ofertas ao Senhor, como haverá multiplicação?
*É uma tentação perigosa a de reter os conhecimentos e técnicas musicais só para si. Há muitos músicos fazendo isto e, por esta causa, temos tido tão poucos músicos cristãos, já que o milagre da multiplicação tem sido impedido de acontecer por falta de servos dispostos a doarem de si mesmos ao Senhor e aos irmãos.*
É semeando que colhemos. Ninguém planta uma quantidade de sementes, em condições normais, para receber o mesmo tanto de sementes que plantou; ao contrário, a terra generosa se incumbe de multiplicar as sementes.
“Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará. Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria.” (II Cor. 9,6-7)
O músico deve ser como André, que apresenta algo para o Senhor, que não se apresenta a Deus vazio, mas oferece ao Senhor pequenina colaboração para acontecer o milagre da multiplicação.

Trecho extraído do Livro: "Formação Espiritual de Evangelizadores na Música" de "Roberto A. Tannus e Neusa A. de O.Tannus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário