RSS

sábado, 29 de janeiro de 2011

A Tentação do Músico

Série Formação: "Tentação do Músico"

Por meio de alguns personagens bíblicos, tentaremos traçar quais áreas em que o músico cristão é tentado, para que, a exemplo deles, possamos pedir a Deus a força necessária para sair das tentações.
O que nos consola é que o próprio Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, foi tentado, mas venceu toda a tentação, para servir de intercessor nosso diante do Pai: “Porque não temos n'Ele um pontífice incapaz de compadecer-se de nossa fraqueza. Ao contrário, passou pela mesmas provações que nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15).
É o próprio Jesus que nos consola diante das aflições deste mundo: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).
São Paulo ensina-nos que Deus permite a tribulação por um motivo, que é o de produzir em nós a paciência, a fidelidade e a esperança: “Pois a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade, e a fidelidade, comprova, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” (Rm 5,3-5).
É por meio da tentação, do sofrimento e das tribulações que seremos considerados fiéis e obedientes. Essa é a didática de Deus, ou seja, a de permitir que aprendamos por meio dos sofrimentos, que abracemos todos os dias a cruz e sigamos nosso caminho. Se Deus, na Sua infinita sabedoria, escolheu o caminho do sofrimento para ensinar a Jesus, não há dúvida de que este também será o caminho nosso para aprendermos a obedecer a Deus Pai e fazer a Sua vontade.
É um grande conforto saber que o Todo-poderoso é fiel e não permite que sejamos tentados além de nossas capacidades humanas de resistência. O Senhor não diz que retirará a tentação de nossa vida, mas que nos dará os meios de suportar, de aguentar e sair desse mal [tentação]. Será por intermédio desses meios dados pelo Senhor que sairemos da tentação. Os meios de sair dela são humanos, mas dados por Deus.
Iniciaremos, a partir desta semana, uma série sobre os personagens bíblicos que passaram por essa situação e conseguiram vencê-la; não só trataremos as consequências da tentação, mas tentaremos ir até as suas causas, traçando assim um paralelo importante para nossa vida cristã a serviço do ministério de música.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conversão de São Paulo

Conversão de São Paulo O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.
Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.
Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".
O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.
Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Ministros da Música

É preciso ter um ouvido para a música e outro para Deus

Certo dia, um amigo, que gostava muito de música e frequentava a paróquia e o grupo de oração, perguntou-me: "O que é necessário para entrar no ministério de música?". Apesar da pouca experiência como ministro de música, a resposta me veio logo à boca. "É preciso ter dois ouvidos: um para a música e outro para Deus".
Muitas pessoas se admiram com o ministério de música por alguns motivos, tais como: o poder que a música tem de envolver os nossos sentimentos e prender a nossa atenção; a beleza dos cânticos e instrumentos; o estar "à frente" diante do grupo de oração; entre outros. E muitas dessas pessoas desejam também fazer parte desse ministério.
O primeiro passo a dar é saber se tenho o "dom". Pessoas já nascem com ele e durante a vida o aperfeiçoam, principalmente no que diz respeito ao cantar. É importante verificar se tenho noções de ritmo, melodia, afinação, tanto para cantar quanto para tocar. Nesse caso chamo essas características de ter ouvido para a música.
Como é precioso, e até mesmo necessário, entrarmos numa escola e poder estudar música, aprender e aperfeiçoar o instrumento, conhecer e aplicar técnicas vocais, entre outros. Se você tem condições de fazer aula, não perca tempo, invista nisso. Devemos dar o melhor para Deus. Pratique muito, ensaie, amplie o seu repertório, aprenda novas canções, enfim, invista no dom. O dom de Deus cresce em nós à medida que o praticamos.
Até aqui, demos um passo por meio do qual descobrimos que somos músicos. No entanto, para sermos ministros de música precisamos ter ouvido para Deus. Assim como o nosso ouvido precisa estar afinado para a música, como servos de Deus, ele também precisa estar afinado para a voz do Senhor. Servimos ao Rei dos reis, por isso, precisamos escutar o que Ele tem para nos dizer, Suas ordens, Seus desígnios e desejos.
Com ter um ouvido para Deus e aperfeiçoá-lo? Por meio da oração. Somente com uma contínua e crescente vida de oração, somos capazes de nos tornar íntimos do Senhor, escutar a Sua voz e permitir que Ele nos use de acordo com Sua vontade. Por isso, ao passo que você estuda a música, tenha uma vida de oração.
De músicos o nosso mundo está cheio, homens e mulheres de vozes belíssimas que nos encantam com suas canções, que causam nossa admiração com seu instrumento, mas não preenchem nosso coração, pois essa ação somente Deus pode realizar.
A natureza nos deu dois ouvidos, que seja um para a música e outro para Deus. Esse é o ministro de música!

Deus abençoe,

"Tamo junto!"

Emanuel Stênio

sábado, 15 de janeiro de 2011

A verdadeira consagração

É preciso consagrar-se ao Senhor verdadeiramente. É preciso que você seja, no seu ministério, uma pessoa consagrada a Deus, que leve a sério essa consagração. Satanás obriga os seus a serem assim: exige deles os “rituais”, as “adorações”, as “orações” e os “louvores”. Deus não obriga. Ele não exige que você faça algo à força! Ele quer que você se dê com liberdade, com amor. Mas que faça de boa vontade, livremente, por amor. O Senhor está pedindo isso a você, a seu ministério de música, à sua banda. Que o seu ministério e sua banda sejam consagrados ao Senhor. Que todas as pessoas livre, espontânea e amorosamente sejam consagradas ao Senhor.
Depois que seu conjunto, seu ministério [de música] estiverem realmente prontos, combine com um sacerdote para que ele possa dar uma bênção ao seu ministério. Mesmo que seja um ato particular, realizado só para o ministério, no qual todos cheguem à conclusão: “Nós só podemos ser consagrados e viver como consagrados”. Façam aí mesmo sua consagração ao Senhor, pois o Senhor merece!
O povo de Deus precisa de conjuntos, bandas e ministérios de música inteiramente consagrados ao Senhor, porque você músico, artista, é o mais almejado pelo inimigo de Deus; porque até hoje o maligno reinou no mundo da música. E como príncipe desse mundo, busca o domínio da música, da arte, entre outros.
O inimigo vem “com tudo” para cima do músico. Quando você age afoito, apenas com boa vontade, com entusiasmo; quando você quer fazer música católica, de evangelização, a serviço à Palavra de Deus, para salvar e converter os seu irmãos, ele ataca para valer. Porque a música está sob o seu domínio, está a seu serviço por meio de pessoas consagradas a ele.
Há muitas músicas consagradas e há músicos a seu serviço. Inconscientemente são súditos dele e estão a seu serviço, fazendo seu jogo e realizando o que ele quer.
É preciso estar ciente. Se você não for realmente do Senhor, se ainda não consagrou o seu ministério ao Senhor e não vive como consagrado, os seus dias como músico cristão estão contados. Satanás é terrível! Se ele acaba até com os próprios súditos, por que não iria acabar com aqueles que ingenuamente caem no seu laço?
Tenha a certeza: a vitória será de Deus! Mas você não pode continuar sendo ingênuo: ou você se consagra inteiramente ao Senhor e vence satanás pelo poder de Deus, ou é um ingênuo, que faz um pouquinho de sucesso e depois é derrubado pelo maligno. É colhido como se colhe o joio e jogado na lama.

(trecho do livro: “Músicos em ordem de batalha” - Monsenhor Jonas Abib)

sábado, 8 de janeiro de 2011

A boca fala daquilo de que o coração está cheio

Quero, neste artigo, refletir junto com você a experiência de sermos chamados por Deus para ministrar a música que vem e é Dele.
Vemos hoje um grande mover do Espírito Santo em nossa amada Igreja, são tantas as obras e pessoas que estão sendo levantadas pelo Senhor para a salvação das almas, e com certeza você também é chamado, Deus deseja ardentemente realizar a Sua vontade na sua vida. E em especial em você, músico católico, que pode, com seu canto, anunciar com autoridade e simplicidade o Evangelho da Salvação.
Para que anunciemos a Palavra viva e atuante que é o próprio Deus, é necessário que vivamos esta Palavra, pois a Bíblia nos diz: "a boca fala daquilo de que o coração está cheio’’. (Lc 06, 45)
Por isso, amado(a) irmã(o), eu quero lhe contar hoje um grande segredo que pode mudar sua vida ministerial. Muitas vezes cantamos que Deus é fiel, Capaz, Bom, Maravilhoso, que cura os doentes, etc, etc... Não é mesmo? Mas nós temos experimentado a capacidade, a fidelidade, a bondade e a providência de Deus em nossas vidas? Digo mais: nós temos vivido profunda e verdadeiramente cada canção que cantamos e tocamos? O nosso coração tem batido com apaixonado e com ardor ao Amor do Senhor? Temos amado o Nosso Deus como Ele é digno de ser amado?
Não faço estas perguntas para questionar o seu canto, mas para alertar que o que vivemos e como vivemos também é expresso quando estamos ministrando. As letras das canções, os arranjos, as vozes e as melodias somente vão transformar os corações de quem as ouve, quando justamente estivermos vivendo aquilo que cantamos, pois, de fato, estes são meios para que o Espírito Santo chegue aos corações. Para que isso aconteça é necessário que tenhamos corações arrependidos na presença do Senhor, corações que buscam ao Senhor mesmo em meio às dores e tribulações, corações que vivam cada canção. Enfim, que a nossa vida seja traduzida numa oração a Deus, que cada acorde, cada solo, cada canção seja uma oração que suba como aroma suave até o trono de Deus.
Hoje temos, graças à bondade do Nosso Deus, a presença do Monsenhor Jonas Abib (Comunidade Canção Nova), o qual nem se precisa falar nada, pois o seu olhar já nos mostra Jesus. É assim que Deus nos quer, é assim que tem que ser quando cantamos, pois se o nosso coração estiver cheio de Deus, o nosso canto vai fluir, vai dar frutos. Acredito que uma pregação, uma música, um livro, um CD, só acontece eficazmente na vida de um irmão, quando vivenciamos profundamente o que está ali gravado, de uma maneira ou de outra.
Nós, da Banda Vida Reluz, temos viajado o Brasil inteiro levando o amor de Deus, mas muitas vezes é difícil cantar a capacidade, a bondade e a força de Deus se justamente naquele momento estamos precisando dela, pois somos limitados e pequenos O Senhor vem em auxilio à nossa fraqueza, Ele é o nosso refúgio e fortaleza e Ele mesmo acaba fazendo a obra, afinal a obra é Dele.
Quantas vezes não fomos curados e libertos no palco! Certa vez, em um show, o Luiz Felipe ministrava a canção ‘’Confia em Mim’’ e, terminando a música, iríamos cantar a canção ‘’Eis aí tua Mãe’’, porém, a Rosana, quem sola a música, estava em prantos, pois no momento da canção anterior Deus estava renovando seu coração. Por isso, digo, o caminho é difícil, mas Jesus nos diz ‘’CORAGEM! Eu venci o mundo e sei que você vai vencê-lo".
Viva sem medo, cante sem medo, leve o que você tem vivido para os outros, com certeza Deus está com você e está agindo profundamente em sua vida. Leve sua experiência com Deus para os outros, assim poderemos ornar a Noiva que o Senhor vem buscar.
Termino este artigo pedindo a Deus que venha em nosso auxilio, que Ele possa, a cada dia, nos ensinar a viver a Sua vontade e que a nossa vida possa dar frutos de santidade, de amor e de concórdia nesta terra escolhida, amada e carinhosamente cuidada por Deus.
"Tu és o meu filho muito amado, Sou Eu quem te resgato e te amparo, velo por ti pois o teu nome está gravado em Minhas Mãos".

Um grande abraço!

Felipe Souza,
(com a colaboração de Tatiana Melo)
felipesouza@vidareluz.com
Banda Vida Reluz

domingo, 2 de janeiro de 2011

Solenidade da Epifania do Senhor

Festa da manifestação de Jesus a todos os povos.

A festa da Epifania é conhecida também como a festa dos reis magos que irão representar a aceitação futura de toda mensagem de Jesus nas diversas etnias e culturas da terra. Que possamos sempre nos desacomodar e ir de encontro ao que o Senhor nos pede em relação a nós e aos nossos irmãos.
“Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo'. Ao saber disto, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o messias deveria nascer. Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo'. Então Herodes chamou em segredos os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E,quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo'. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia diante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho”. (Mt 02, 01-12)
'Onde está o Rei dos Judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo'.
Quando fizemos uma análise do que significava a figura do rei para o povo de Israel no início da sua história, percebemos que era um líder responsável pela manutenção do povo em todos os sentidos. Infelizmente esta figura foi se deteriorando no decorrer do tempo e o mal exemplo doas outras nações, bem como a dominação romana, fez que o rei estivesse mais em busca de seu prazer do que da salvação de seu povo.
Percebemos em Herodes o homem que recebe um poder de Deus mas não sabe utilizá-lo. Fica perdido em seu egoísmo lhe levando automaticamente a sentir medo de suas próprias atitudes.
Os reis magos representam a aceitação do projeto de Deus em outros povos que com humildade reconhecem a presença de Deus na história. O povo de Israel não soube aproveitar a Aliança que Deus fez com eles. Muitas vezes temos grandes tesouros escondidos e não temos coragem de descobri-los e utilizá-los para o nosso bem e para o bem do próximo.
Os presentes oferecidos a Jesus menino são o futuro de sua missão. O ouro representa o reinado, o incenso a sua divindade e a mirra o seu sofrimento. Quando queremos realmente fazer a vontade de Deus teremos que enfrentar a nós mesmos. Precisamos sair de nosso comodismo e relativizar nossas posições. Se Herodes fosse mais corajoso em relação a sua própria pessoa, como foram os magos, certamente iria ir de encontro ao projeto de Deus em Jesus Cristo. O comodismo pode nos levar a morte quando passamos a nos preocupar só com nossos interesses pessoais.
Quanto mais poder temos, mais responsabilidade assumimos não em favor de nós mesmos mas em relação a nossa missão. A humildade dos reis magos é muito importante para nós hoje que pensamos ser os protagonistas da história deixando Deus o nosso Criador em segundo plano.
Devemos nesta festa dos reis magos dar o verdadeiro presente a Jesus que é o nosso coração. Não podemos nos iludir com a compra e a venda do mundo moderno. O ser humano vale muito mais do que isto. Fomos criados para Deus e só nele poderemos encontrar a razão de nossa vida.

Frei Giribone
freigiribone@catolico.com.br

sábado, 1 de janeiro de 2011

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!
Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.
No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

Santa Maria Mãe de Deus, Rogai por nós!

Feliz Ano Novo!!!

Amados e amadas!
A Paz de Jesus e Amor de Maria!

"Nós abriremos o livro.
Suas páginas estão em branco.
Nós vamos pôr palavras nele.
O livro chama-se Oportunidade
e seu primeiro capítulo é o Dia de Ano Novo."
(Edith Lovejoy Pierce)

Mais uma etapa concluída, mais um ano que passou que você tenha
conseguido aproveitar tudo de bom que Deus lhe ofereceu.
Desejo na paz de Deus que você possa sempre encontrar o seu caminho e que este caminho seja trilhado com muita fé, para que cada vez mais você possa acreditar nesse sentimento capaz de transpor obstáculos e ser feliz.
Coragem para assumir e enfrentar as dificuldades, perseverança para que jamais desista ou desanime dos seus sonhos, esperança para que a cada novo dia possa ver novos horizontes.
Que as mãos de Deus guiem, abençoem, iluminem e protejam a sua vida neste novo ano.
Também lhe desejo: 365 dias de felicidade;
52 semanas de saúde e prosperidade;
12 meses de amor e carinho;
8760 horas de paz e harmonia;
Que neste novo ano você tenha 2011 motivos para sorrir...

Desejo a você e sua família um Feliz Ano Novo repleto das bençãos de Deus!!!