RSS

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os Santos Inocentes

A festa de hoje, instituída pelo Papa São Pio V, ajuda-nos a viver com profundidade este tempo da Oitava do Natal. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras. Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, "encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes - ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: 'Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar'. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: 'Do Egito chamarei o meu filho'. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: 'Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem'" (Mt 2,11-20) Quanto ao número de assassinados, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14.000; os Sírios 64.000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144.000. Calcula-se hoje que terão sido cerca de vinte ao todo. Foram muitas as Igrejas que pretenderam possuir relíquias deles.
Na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficou sendo a destes. Começava nas vésperas de 27 de dezembro e acabava no dia seguinte. Tendo escolhido entre si um "bispo", estes cantorzinhos apoderavam-se das estolas dos cônegos e cantavam em vez deles. A este bispo improvisado competia presidir aos ofícios, entoar o Inviatório e o Te Deum e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat: Derrubou os poderosos do trono, no fim das segundas vésperas. Depois, o "derrubado" oferecia um banquete aos colegas, a expensas do cabido, e voltava com eles para os seus bancos. Esta extravagante cerimônia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas.
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de "pequenos inocentes": crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus. Por estes pequeninos, sobretudo, é que nós cristãos aspiramos a um mundo mais justo e solidário.

Santos Inocentes, rogai por nós!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Festa da Sagrada Família

"Apresentação de Jesus"

Na Festa da "Sagrada Família de Nazaré" celebramos também a nossa família, que hoje passa por importantes transformações e crises. Tais situações de conflito acabaram por abalar a estrutura e até mesmo o significado do berço social em que toda pessoa nasce e cresce.

Rezemos, então, esta oração pela família:
"Senhor Jesus Cristo, abençoai nossas famílias, e ficai conosco nesta hora tão difícil de nossa história.
Senhor Jesus Cristo, ensinai-nos a rezar! Abri nossos corações ao perdão e à compreensão, afastai de nossos lares o perigo da separação e do divórcio e fazei-nos viver na unidade e no amor.
Vossa Mãe era "serva do Senhor" e sempre guardava vossa palavra: que assim sejam todas as mães cristãs.
Vosso pai era "um homem justo", por que vivia de fé e de esperança: que assim sejam todos os pais cristãos.
Vós crescíeis em sabedoria, idade e graça: que assim cresçam todas as crianças cristãs!
Senhor Jesus Cristo, que todos os habitantes da terra se encontrem reunidos na vossa Igreja, formando uma só Familia, no amor do único Pai. E assim seja!"

Jesus, Maria e José, minha família Vossa é!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!

Amados e amadas!
A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

É Natal!

Repicam sinos, com fervor, nos campanários,
alvoroçados com notícia que os seduz;
gritam aos povos e aos recantos solitários:
Nasceu Jesus! Nasceu Jesus! Nasceu Jesus!

A boa nova vem dos magos legendários,
aqui trazidos pela estrela que conduz:
bichos, pastores, anjos, todos solidários,
reverenciam o pequenino rei da luz!

Menino Deus que se fez homem por bondade,
doou-se a nós, livrando-nos de todo o mal,
e ensinou-nos que a maior felicidade
é ser fraterno, amando a todos por igual.

Enquanto houver alguém que viva essa verdade,
ao relembrar o nascimento divinal,
a voz dos sinos se ouvirá na Eternidade:
Feliz Natal! Feliz Natal! Feliz Natal!

Desejo a você e sua família um Feliz e Santo Natal!

sábado, 18 de dezembro de 2010

É preciso saber viver... para cantar

“Quem espera que a vida seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão...”.

São com essas palavras, do famoso cantor e compositor Roberto Carlos, que iniciamos nosso artigo. Você deve estar se perguntando se a turma do Canal da Graça pirou, acertamos? Não piramos, mas temos que abordar esse assunto para esclarecermos certas dúvidas que podem pairar sobre algumas “mentes” que enxergam o “bicho ruim” em tudo. Usamos desta música como exemplo, pois é muito comum ouvir artistas católicos a executar em seus shows, e citamos, como exemplo, a cantora Celina Borges e o próprio Canal da Graça.

“Toda pedra do caminho você pode retirar, numa flor que tem espinhos você pode se arranhar. Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver...”.

Prezado músico Católico Apostólico Romano, Deus te dá total liberdade de escolher entre dois caminhos, o do bem e o do mal, assim como fala este trecho da música, e cabe a você escolher qual seguir, sabendo onde cada um deles levará. Uma determinada música (seja ela religiosa ou não), antes de ser colocada em um show cristão, deve seguir algumas regrinhas, sendo que, acima de tudo, tem que transmitir uma mensagem positiva, que leve a refletir e/ou que leve a um encontro pessoal com o Senhor. Já presenciamos muitas músicas que se dizem religiosas (e católicas – algumas até compostas por padres) e que nada de Jesus falam, nada de mensagens positivas levam, mas apenas têm ritmos interessantes para se dançar, fazer coreografias e gestos. Com certeza você mesmo conhece algumas... E de que adianta?

“É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer. É preciso saber viver...”

Se algo me leva a refletir, eu posso afirmar que não serve? Estamos falando de reflexão e não de emoção, coisas completamente distintas e que podem confundir algumas “cabecinhas”. Mas você saberia dizer se uma pessoa está sendo tocada pela unção da música ou pela emoção que ela transmite? Não seria prepotência afirmar que estamos ungidos e nossa música tocou tal pessoa? Pode ter certeza que ninguém, em sã consciência, colocará uma música secular em um show, em missas ou em grupos de oração simplesmente por achar a melodia linda, por gostar do cantor ou para explorar a emoção da platéia, mas sim por enxergar que ela pode levar e acrescentar algo bom para quem as ouve.
Nosso amado amigo Padre Fábio de Melo, scj hoje muito conhecido pelo seu programa na TV Canção Nova, sempre utiliza a música “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” (conhecida em todo o Brasil pela voz da cantora Ivete Sangalo) em suas missas, em seus shows, em seu programa de TV e em seus retiros. E porque? Simplesmente pela mensagem linda que a música passa de um amor verdadeiro... Simplesmente porque através desta canção ele consegue partilhar muitos de seus ensinamentos e pensamentos (e olha que ele é teólogo, hein?), auxiliando na verdadeira evangelização...
Já tocamos e tocaremos quantas vezes forem necessárias algumas músicas “seculares”! Ou será que podemos dizer que Romaria, Pai, Jesus Cristo (sim, é secular) e Perhaps Love, como pequenos exemplos, não servem para se tocar na Igreja? Seria como se trancar em um mundinho exclusivo, impedindo que Deus aja de uma forma diferente...
Irmã(o) em Cristo, não deixe que algumas idéias de mentes fechadas invadam o teu coração. Quer provas concretas de quem se abriu, além do Padre Fábio de Melo, já citado acima? O extinto Rouge, grupo secular, formado pelo SBT, cantou uma de suas músicas falando de anjo, AO VIVO na TV Canção Nova, durante o Coração Solidário. Enxergas problemas nisso? Pode-se discutir a aceitação de pessoas ungidas como Pe. Jonas Abib, Luzia Santiago e outros nomes da Canção Nova? Pe. Antonio Maria, durante pregação na mesma TV Canção Nova, usa uma música do cantor Daniel (“um dia você vai procurar por mim...”), que foi executada por músicos da própria Canção Nova. Esses são apenas alguns poucos exemplos que damos para que não sejamos tão radicais ao ponto de acharmos que nada disso presta, que só podemos tocar músicas compostas por cantores católicos em nossos eventos. Enquanto alguns músicos seculares tentam passar coisas boas em suas músicas e até introduzem nossas músicas em seus repertórios, nós nos fechamos cada vez mais em nosso mundinho e impedimos que Deus aja em nossas canções.
Como exemplificou sabiamente o famoso Pe. Zezinho, scj em um de seus recentes artigos, “sou um dos autores religiosos que entram nas casas dos ateus e acho que alguns autores ateus têm direito de serem ouvidos. É questão de saber ouvir. Daí a dizer que nossa música é de Deus e a deles do Diabo? É sandice e maldade!”.
Cá entre nós... Com mais de 14 milhões de pessoas passando fome no nosso Brasil (de acordo com as pesquisas do IBGE), com uma política que só explora os cidadãos e com esta violência exagerada tomando conta do povo, a gente fica ainda se preocupando com estas coisas supérfluas (a começar por nós)?!?!

Realmente: É PRECISO SABER VIVER!!!

Santa Cecília, rogai por nós!

Almir Santana Rios
almir@canaldagraca.com.br
&
Rafael de Angeli - Canal da Graça
rafael@canaldagraca.com.br
Coordenador do Ministério das Artes (RCC) da RE2
(Araraquara-SP e região) - Diocese de São Carlos - SP

"Jovem, no caminho da música, você encontra Jesus!"
(São João Paulo II, 27/09/97, Congresso Eucarístico, Bologna - Itália)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego para que fosse até o Bispo, pedindo que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O Bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Foi quando Juan Diego estava indo buscar um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O Bispo viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o Santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já dura há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. Pois nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do Bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Disse o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII a 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Como aproveitar o ensaio?

Deixar claro como será o começo, meio e fim de cada música. Ainda há pessoas que pensam que não precisam ensaiar pois já se acham mestres, profissionais demais, ensaio é coisa pra músico amador e outros mitos que devem ser extintos. Nisto se perde muito quanto ao crescimento em conjunto prejudicando o avanço do ministério. Mas se você quer dar o melhor pra Deus, é preciso traçar metas, principalmente para os momentos de ensaio com o seu ministério.

Primeiro, antes do ensaio, é preciso ter alguns pontos já resolvidos como: horário, repertório, cifras (se necessário), local apropriado, etc.

Vejamos alguns pontos importantes:

1- Silencio, ordem e disciplina.

2- A oração é importante, saber conduzir todos à oração dará mais frutos. Antes de afinar os instrumentos, afine o coração para Deus.

3- Traçar objetivos e preparar-se antes.

4- Manter o clima alegre, porém seriamente comprometido com as propostas do grupo, fundamentado no testemunho cristão.

5- Por ordem na casa. Ouvir as sugestões, tomando cuidado para que o ensaio não se torne um laboratório musical onde os cientistas estão disputando a primazia de descobertas.

6- Se não tem arranjador, procure ouvir a opinião do grupo, contanto que eles também saibam falar, para que não aconteça o absurdo de perder todo o tempo do ensaio apenas discutindo o que vai ser tocado ou cantado.

7- Apenas uma pessoa deve mixar os volumes na mesa de som, quando todo mundo mexe nos canais da mesa, acaba atrapalhando o andamento do ministério.

8- Cuidado com voltagens dos equipamentos e também as tomadas sobrecarregadas, isto pode causar curto-circuito ou danificar os equipamentos.

9- Fazer a “passagem do som” equilibrando o volume dos instrumentos com o volume das vozes. Peça pra passar também a guitarra com distorção que geralmente está programado com excesso de volume.

10- Afinar todos os instrumentos (um afinador eletrônico facilita a vida de muitos e ajuda a ganhar tempo).

11- Regular bem os instrumentos de modo que cada um possa se ouvir e ouvir o outro.

12- Nunca deixar que o instrumental supere a voz. Lembre que a mensagem é mais importante e é a primeira coisa que se deve entender claramente por todos.

13- Se necessário, tocar as músicas repetidas vezes até que todos tenham segurança da sua parte.

14- Deixar claro como será o começo, meio e fim de cada música.

15- Corrigir cada detalhe para que, na hora da apresentação, seja evitado aqueles olhares desesperados por parte de alguém do ministério.

16- A voz principal deve ser ouvida em todas as caixas de retorno (moderadamente), para que o cantor líder tenha mais facilidade de conduzir o ministério.

17- Anote tudo o que foi passado no ensaio e também o que não foi feito ou não saiu bem para que possa ser cobrado no ensaio seguinte. Anote também os tons corretos para as músicas.

18- Gravar o ensaio lhe dá a oportunidade de avaliar a qualidade e os avanços de seu ministério. Também serve para verificar qual músico está se esforçando, dando conta do recado, e pra dar aquele “puxão de orelha” no músico preguiçoso que não leva a sério a missão.

19- Cantar no tom original não é vantagem quando você não tem uma extensão de voz semelhante. Por isso escolha o tom mais confortável e apropriado pra você que canta.

20- Se necessário, mantenha uma pasta com todo o repertório do grupo devidamente cifrado.

21- Durante o ensaio, ter acesso ao áudio das músicas que estão sendo trabalhadas.

22- Um metrônomo é fundamental para a marcação do tempo musical, principalmente quando o “batera” tem dificuldade no andamento da música e nas voltas das viradas e contra-tempos. Melhor ainda é cada músico ter o seu metrônomo e estudar com ele.

23- Ensaie até que todos tenham segurança. Cuidado com aquela voz que diz: “na hora sai...”. Pode ser que “saia” horrível!

Jocélio de Castro
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.
Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.
A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.
Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".
No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".
A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

domingo, 5 de dezembro de 2010

O som do coração

Que você se transforme no mais belo instrumento

Quando vamos a um show, a uma apresentação de uma orquestra sinfônica ou até mesmo quando abraçamos o violão para tocar, nem sempre imaginamos o carinho com que o instrumento pode ter sido feito. Lembro-me da reportagem que fiz sobre o “luthier”, o profissional que fabrica instrumentos de corda de forma artesanal, como no princípio dos tempos musicais. Foi na minha cidade natal.
O homem de uns 50 anos tinha fama de ser o melhor de Campos dos Goitacazes (RJ) nessa arte. E a caminho de sua casa, fiquei me perguntando o que o fazia ser tão bom naquilo que se propôs a fazer. Ao chegar a sua casa tomei um susto. No quintal havia um monte de madeira, que parecia estar ali havia muito tempo. E logo o craque do assunto me explicou que esse era o primeiro passo para se fabricar um bom instrumento. É necessário que a madeira fique exposta ao tempo, na chuva e no sol intenso, no sereno e no vento, para que sofra todas as transformações. Rachar o que precisa rachar, empenar o que precisa empenar, ressecar o que precisa ser ressecado. Só depois de viver as quatro estações do ano, ela estará pronta para ser transformada.
Então vi o carinho com que esse artista se debruçava na madeira, cortando suas rachaduras, tornando plano e reto o que estava torto, lustrando e lubrificando o que estava seco. Os maiores tesouros materiais que este homem tinha eram suas ferramentas (as ferramentas eram os maiores tesouros que este homem tinha em suas mãos). Era com elas que ele transformava a madeira bruta em arte admirável. Era com elas que ele moldava o instrumento. As maiores realizações deste homem eram os instrumentos prontos e lindos de se ver. Violinos, violões, guitarras, baixos, cavaquinhos. Cada um com sua história pessoal com o artesão. Cada um com sua característica sonora. Cada um proporcionando satisfação às mãos de quem toca e aos ouvidos de quem se emociona com os acordes.
Neste dia quero convidá-lo para ser madeira bruta nas mãos do nosso "Luthier Divino". Permita que Ele arranque as rachaduras de seu coração, torne reto e plano o caminho que estava torto e encharque, com a água viva do Espírito Santo, todos os cantos do seu ser que foram ressecados pelas decepções da vida. E que ao ser moldado, você se transforme no mais belo instrumento capaz de alcançar os corações com o som que o Senhor toca em você.
Deus o abençoe!

Wallace Andrade - Comunidade Canção Nova