RSS

domingo, 29 de agosto de 2010

Amar, a música dos combatentes

Pela música conhecemos o coração do músico, seus anseios e aspirações. E, hoje, o Senhor quer batizar você e o seu ministério de música no amor.
Proclame isto:
"Sem medo algum, se ame mais.
O meu Espírito é quem age e faz".
O músico é um artista e todo artista é favorecido por Deus com dotes artísticos, por isso é sensível. Arte é sensibilidade. Mas se você não tomar cuidado, a sensibilidade o leva, o derruba e o joga no chão, porque a sua sensibilidade puxa a sensualidade.
Quem é músico sente isso na própria pele. Digo isso por mim que também o sou. Como lutei a minha vida inteira! Lutei nos meus tempos de adolescente, mas não entendia o porquê de tanta luta. Foram quedas e vitórias, graças a Deus!
Você é muito sensível, por isso a sua sensualidade está à flor da pele. Mas você não pode se esquecer de que foi o próprio Deus quem o fez sensível. O Senhor sabe que a malícia e a sensualidade habitam em você. Por isso, Ele mesmo providenciou a salvação.
O Altíssimo fez o músico muito sensível, o que é uma graça; mas, por causa do pecado original, infelizmente, essa sensibilidade traz para fora a sua sensualidade. Assim, o músico acaba sendo muito sensual, mesmo sem querer.
Não podemos ser ingênuos com a tentação, pois o tentador sabe onde atacar. Ele conhece nossos pontos fracos, mas as graças e as defesas do Alto são infinitamente maiores, porque "onde proliferou o pecado, superabundou a graça" como nos garante a Palavra de Deus, e isso acontece concretamente com você. Confie nisso!
A grande graça que o Senhor quer lhe dar é um batismo no amor, porque ou você ama ou cai na sensualidade. É preciso que haja muito amor, pois você não deixará de ser sensível. Deus Pai o fez assim.

Trecho do livro "Músicos em ordem de batalha", de monsenhor Jonas Abib
www.cancaonova.com

domingo, 22 de agosto de 2010

Mortificação: o fôlego espiritual do músico

Você precisa ter um ministério de música consagrado ou vai cair e todos cairão. Para viver a sua consagração, você precisa abolir o fumo, o álcool e as drogas. O fumo faz mal para a sua voz; o álcool também; mas é pior para a sua pureza e sexualidade. De aperitivo em aperitivo, de cervejinha em cervejinha, você acaba indo longe e cai. No ministério de música não se fuma nem se bebe.
Isso é radicalismo? Que mal existe em fumar, beber?
O fumo traz vida? Não, o fumo traz morte. Ele acaba com o alimento da sua vida que é o oxigênio para os seus pulmões. Não condeno os que fumam, mas quero tirar o fumo da boca deles. Você pode entregar o seu cigarro para Deus hoje e nunca mais fumar. É importante que, no ministério inteiro, todos tomem essa decisão.
Com o álcool é a mesma coisa, pois ele pode levá-lo à degradação, à morte. Por que você precisa beber? Há tantos sucos, refrigerantes e tanta água neste mundo de Deus! Você não precisa do álcool.
Por que estou lhe dizendo isso? Porque se outros conjuntos e bandas estão a serviço de satanás, é preciso que você, integrante de um ministério a serviço de Jesus Cristo, se mortifique e faça um jejum voluntário.
Se você não começar a fazer jejum do cigarro e do álcool, não aguentará tentação nenhuma, não viverá como consagrado e não conseguirá afastar a tentação que atinge em cheio o músico de Deus. Não seja ingênuo, comece o seu jejum. Deixe, a partir de hoje, o cigarro e a bebida.
Você só quer sucesso? O seu sucesso vai derrubar você e queira Deus que não derrube a sua banda, o seu conjunto, o seu ministério de música. Se você conhece alguém que está “entrando nessa”, tire-o do grupo. Você não pode confiar em alguém que só quer sucesso, pois ele não vai aguentar nada.

www.cancaonova.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Festa da Assunção de Nossa Senhora

Em Maria, Deus tem espaço para operar maravilhas

"Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça" (cf. Ap 12,1).
Meus queridos irmãos,
Admirável alegria a festa que neste domingo, exatamente o domingo dia 15 de agosto, estamos celebrando: A ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, NOSSA MÃE E SENHORA.
Nesta festividade se recorda a presença admirável da Virgem Maria na vida dos fiéis católicos, que em Nossa Senhora veem, ao mesmo tempo, a glória da Santa Igreja e a prefiguração de sua própria glorificação. A festa tem uma íntima dimensão de solidariedade dos fiéis com aquela que é a primeira e a Mãe dos fiéis cristãos. Daí a facilidade com que se aplica a Santíssima Virgem o texto de Apocalipse 12, conforme nos exorta a Primeira Leitura, originariamente uma descrição do povo de Deus, que deu à luz o Salvador e depois refugiou-se no deserto (a Igreja perseguida do primeiro século) até a vitória final do Cristo. Assim o Livro do Apocalipse (cf. Ap 11,19a;12,1-6a.10ab) nos apresenta o sinal da Mulher – Aparece no céu a Mulher que gera o Messias; as doze estrelas indicam quem ela é: o povo das doze tribos, Israel, mas não só o Israel antigo, do qual nasce Jesus; é também o novo Israel, a Igreja, que deve esconder-se da perseguição, no primeiro século depois de Cristo, até que, no fim glorioso, Cristo Ressuscitado possa revelar-se em plenitude. Maria assunta ao Céu sintetiza em si, por assim dizer, todas as qualidades deste povo prenhe de Deus, aguardando a revelação de Sua glória.
O momento da Anunciação de Nossa Senhora, que significa para nós católicos que a Virgem Maria é conduzida por Deus, de corpo e alma, para junto de seu Filho amantíssimo, na glória celeste, é cantado e celebrado com grandes galas pelo povo cristão, sendo para nós um santo mistério, o mistério da Encarnação de Deus.
Esta festa é considerada festa da nova criação. Isso porque, com a vinda do Filho de Deus em carne humana, Jesus se tornou a primeira de todas as criaturas, a cabeça de todos os seres vivos e n'Ele todas as criaturas foram regeneradas. A primeira criação ficou marcada pela desobediência. A segunda criação, por conseguinte, ficou marcada por um forte "sim" obediencial.
A morte nos veio por Eva, e a vida nos veio pela Santíssima Virgem Maria. Sim, a Anunciação celebra o início da nova criação, da nova vida, vida que ultrapassa o tempo da velha criação e jorra para dentro da eternidade de Deus.
O Altíssimo pediu a Maria o seu consentimento para que concebesse o Seu Filho Jesus. Nossa Senhora, assim, com seu FIAT, com o seu SIM, se tornou a Mãe do Doador da Vida, Aquele que é a Vida, e não apenas uma vida temporal, mas a vida eterna, as alegrias sem fim.
E a Virgem Maria deu o seu decidido "sim", tornando-se não só um instrumento passivo de Deus, mas também cooperadora do mistério da salvação. Maria Santíssima, a servidora, que sob seu Filho e com seu Filho, de toda a nova humanidade, é chamada à comunhão eterna com Deus.
Em Maria, o Todo-poderoso tem espaço para operar maravilhas. Em compensação, os que estão cheios de si mesmo não O deixam agir e, por isso, são despedidos de mãos vazias, pelo menos no que diz respeito às coisas d'Ele. O Filho de Maria coloca na sombra os poderosos deste mundo, pois enquanto estes oprimem, ela salva de verdade.

Padre Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial da Diocese da Campanha (MG)

sábado, 14 de agosto de 2010

Convicção do chamado e responsabilidade da missão

"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16).
Precisamos ter bem nítida em nossa mente a certeza de que o Senhor nos colocou em posição de destaque e de grande responsabilidade diante de Seu povo. Para isso, basta nos lembrarmos rapidamente de toda a história da salvação e de toda a iniciativa do Senhor, para que Ele, movido por imenso amor e misericórdia, traga para Si as pessoas tantas vezes ingratas, desobedientes e infiéis.
Depois de Jesus Cristo e em Jesus Cristo, o Pai confiou a nós o anúncio da Boa Nova. É por este motivo que nos deu o Seu Espírito Santo e espera uma resposta positiva e eficaz.
Já encontrei irmãos que não se deixavam guiar por Deus em seu ministério por causa de seus pecados e suas imperfeições, algumas vezes, por uma grande carga de acusação, e outras, por seus traumas e complexos.
De nada adiantam nossa eleição e a confiança que o Senhor tem em nós se não vencemos esses obstáculos e, com toda alegria e esperança, nos lançamos em Seu serviço.
Pare um pouco e pense: Deus erra? Em algum momento da história o Senhor cometeu erros? Então, será que sua eleição foi o primeiro "erro" d'Ele?
Claro que não, meu querido irmão. Você é mais um acerto, um "gol" de Deus. Ele o conhece, deu-lhe dons e talentos, e agora lhe dá o privilégio e a graça de colocá-los a serviço de Sua Igreja.
Claro que você tem imperfeições e pecados, mas coragem! Jesus é o Cordeiro que tira todo o pecado do mundo. Seu pecado não é maior do que o poder e a graça de Deus. Se Ele o escolheu, também o capacitou.
Acreditamos que o chamado d'Ele é capacitante.
Reze com esta passagem bíblica:
"Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força" (II Cor 12,9).

Luiz Carvalho
Ministro de música e fundador da Comunidade Recado
Do livro: "Ministrando a música"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Santa Clara, rogai por nós!

"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.
Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.
Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".

Oração à Santa Clara
Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo Poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus
olhos misericordiosos, dê-me a paz e tranquilidade, derrame sobre mim as suas copiosas graças e, depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todo o santuário.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezar 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e fazer o Sinal da Cruz.

Santa Clara, rogai por nós!

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais!!!

Oração á São José aos pais

A vós, São José,
recorremos na nossa tribulação,
cheios de confiança
solicitamos a vossa proteção
no dia de hoje para todos os pais de família.
Vós fostes o pai adotivo de Jesus,
soubestes amá-lo, respeitá-lo e educá-lo
com amor e dedicação,
como vosso próprio filho.
Olhai todos os pais do mundo
para que, com amor e dedicação,
eduquem os seus filhos
na fé cristã e para a vida.
Protegei todos os pais doentes
que sofrem por não poderem dar saúde,
educação e casa decente para seus filhos.
Protegei todos os pais
que trabalham arduamente no dia a dia
para não faltar nada aos seus filhos.
Protegei todos os pais
que se dedicam de corpo e alma à sua família.
Iluminai todos os pais
que não querem assumir sua paternidade.
Iluminai todos os pais
que desprezam seus filhos e esposas.
Enfim, olhai por todos os pais,
para que assumam
e vivam com alegria sua vocação paterna.
Senhor Deus, obrigada a Ti em primeiro lugar!
Se temos o nosso pai aqui da terra, ou mesmo aí já juntinho de Ti
É porque um dia o Senhor mesmo os criou e nos deu de presente!
Tú és o nosso grande Pai, o Pai de todos os nossos pais.
Só podemos louvar e agradecer ao Senhor!
Te louvamos pelos pais que nos amam, nos educam,
Mas te louvamos, também, ó Pai, por aqueles pais
Que feridos e marcados por suas histórias sofridas
Não conseguiram ou até hoje ainda não conseguem nos amar
verdadeiramente como seus filhos
Ensina-nos, Senhor, a mesmo assim, amarmos os
nossos pais e que nosso amor seja para eles
Sinal da tua cura e libertação na vida deles.
Toca os corações dos nossos pais ó Grande Pai para que
eles se abram aoTeu verdadeiro amor
E assim nos amem como o Senhor deseja que eles nos amemos como filhos.

"Todo bom pai ama sua familia, é o heroi anônimo que vence dez batalhas por dia!" (Alberto Moussallem - Pensador árabe)

Feliz Dia dos Pais!!!

Feliz Dia dos Pais ao meu pai, a todos os pais que eu conheço e a todos os pais do mundo.
Deus abençoe.
Sua irmã em Cristo, Flávia.

sábado, 7 de agosto de 2010

O Senhor quer curar você

Deus quer que algo totalmente novo aconteça em nossa vida: pela graça de Deus, podemos tirar amor de dentro de nós. Como diz a letra da música: "Há amor em mim, há amor em ti, há amor em nós, eu digo que sim".
Somos muito marcados, especialmente porque somos muito sensíveis - é como o fio da navalha -, terrivelmente machucados na sensibilidade, por isso machucados na sexualidade. E também fomos machucados na nossa capacidade de amar. Não estou menosprezando ninguém, mas o músico, por ser artista, tem mais capacidade de amar, graças a Deus.
Deus dotou você com grande capacidade de amar, mas justamente porque você é mais sensível, foi mais machucado. Quanta tolice nos seus relacionamentos... Quanto você se machuca na sua sexualidade... Quantas consequências se desencadearam daí. Mas, graças a Deus, tudo isso tem cura. O remédio está ao nosso alcance. O seu caso tem solução.
O Senhor mesmo o faz cantar: "Mesmo se não te amaram, se com amor não te olharam [...]. Olharam com malícia, com cobiça, com sedução [...] Mesmo se não te amaram, se com amor não te olharam, o Pai sempre te amou e ama, Deus, com amor, sempre te olhou".
Isso é cura. O Senhor quer curar você. Deus já o está curando. Uma cura enorme está acontecendo em você. Acredite nisso, acolha-o pela fé. Eu sei que existe muita coisa se mexendo dentro de você. Há uma luta no seu interior porque o inimigo de Deus Pai não queria que isso chegasse a sua mão, nem que você acolhesse essa verdade [que o Senhor quer curar você]. Forças contrárias estão lutando dentro de você, mas o Senhor está vencendo. Ele cura especialmente a você, dotado de muita sensibilidade e capacidade de amar. Ele cura!
Obrigado, Senhor, por me curar, Sua cura é concreta. Ó, Senhor, cura-me e preenche essas áreas esvaziadas com o Seu Espírito Santo. Senhor, cura-me e batiza-me agora no Espírito Santo, que é amor. Ó, Senhor, cura as áreas onde o meu amor foi machucado. Cura-me com um batismo no amor!
Agradeça ao Senhor. Não peça mais. Agradeça. Mesmo com a cabeça confusa, agradeça...

Trecho do livro: "Músicos em ordem de batalha" de Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dia do Padre

Hoje, dia do Padre, quero dar os parabéns e meu muito obrigado aos meus queridos sacerdotes!

Ser Padre

Ser Padre é uma aventura gostosa
Viver entre espinhos e rosas
Sem nunca reclamar
Sua missão é viver contente
Aos males é resistente

Pronto a nos ajudar
Padre é aquele que perdoa
Que partilha os Sacramentos
Que anuncia a Boa-Nova
Que da massa é o fermento
Que denuncia as injustiças

Homem cheio de talento
Ser Padre é estar a serviço dos outros
Sem se preocupar com o tempo
Ser Padre é partilhar O pão que é Jesus
Alimenta com a palavra
Mostrando esta luz
Que o amor está presente
Não morreu naquela cruz

Padre não caiu do céu
Também não nasceu de um ovo
Surge com muitas orações
Nasce do meio do povo
Vem de nossas famílias
Em Jesus um homem novo

Padre, pessoa de Deus
Porta voz de Jesus Cristo
Luta por todos os seus
Mesmo sem nunca ser visto
Homem de grande valor

Parabéns por tudo isto
Ser Padre: É ser alegre e otimista
É ser sal e luz
É ajudar o irmão
É sentir o peso da cruz
É ser filho de Deus
É ser irmão de Jesus!

São João Maria Vianney, rogai por nós!

Com admiração, alegramo-nos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, conhecido por Cura D'Ars. São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica.
Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia "acertar" o passo com o seu batalhão.
Ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade).
João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã", chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Dentro da lógica da natureza vem o medo; mas da Graça, a coragem. Com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação. Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um Confessionário alimentando-se de batata e pão).
Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo não somente exemplo de progresso e construção de uma ferrovia – que servia para a visita dos peregrinos – mas principalmente, e antes de tudo, exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois, como padre teve tudo de homem e ao mesmo tempo tudo de Deus.

São João Maria Vianney, rogai por nós!

domingo, 1 de agosto de 2010

Mês Vocacional

Vocação: Chave existencial para a vida feliz

Vocação é um tema que polariza a reflexão e a prática pastoral da Igreja Católica no Brasil durante o mês de agosto: “Mês Vocacional”. As comunidades cristãs se envolvem de algum modo na Pastoral Vocacional com orações e reflexões. Principalmente os jovens. Ilumina-se ainda mais o sentido humanitário das profissões exercidas pêlos cristãos na sociedade. Isso já é uma inestimável contribuição à consciência social sobre o valor da vida como serviço aos irmãos.

Acredito que Vocação é outra palavra para se dizer: felicidade. Toda pessoa é vocacionada a ver assim a sua vida: descobrir como ser feliz nela. Na Bíblia vocacionar é chamar. Uma chamada à espera de resposta. Uma chamada nominal. O nome individualiza e distingue.

O nome torna alguém insubstituível como tal perante os outros. Fomos chamados e temos um nome. A primeira vocação é a existencial ou o chama do a viver. É pessoal e é comum. Eis aí o primeiro direito inalienável e irrevogável, a começar da concepção do feto no seio da mãe. Implica os demais direitos inerentes ao pleno desenvolvimento e à plena dignidade humana de qualquer pessoa: saúde, educação, comunhão em todos os bens da cultura.

Toda pessoa é propensa a estar ciente do dom que é a sua vida. Percebe que precisa dar a ela um sentido único e pessoal. Descortina inúmeras possibilidades. Torna-se infinito o horizonte da existência terrena. A vida não é só a realidade física, biológica e orgânica. É vida acolhida, pensada e produzida numa experiência pessoal irrenunciável e irrepetível. É a descoberta de si no crescimento, nas tendências e habilidades em servir. Ser útil. Por isso é triste ver alguém alienado, alheio, fechado em si e omisso quanto à responsabilidade em viver.

E em construir de modo racional o seu “ser vivente com os outros”. Alienar-se é cair num estado vegetativo ou ilusório. Tantas serão as frustrações e ilusões quantas as fugas e omissões! Um poeta brasileiro definiu num só versinho o que é viver em ilusões:

“Quem passou pela vida em branca nuvem/ E em plácido repouso adormeceu/ Quem não sentiu o frio da desgraça/ Quem passou pela vida e não sofreu/ Foi espectro de homem não foi homem/ Só passou pela vida, não viveu” (Francisco Otaviano).

Outra fuga absurda é a revolta de quem diz “eu não pedi para nascer”. A afirmação não é só ignorância. Revela uma personalidade alienada, inconsciente do seu valor maior: a vida!

No íntimo do ser humano a vocação é resposta ao impulso interior, que faz alguém sair de si para se encontrar nos outros. Aí está, digamos assim, o DNA da sua felicidade. Este é o caminho e é a aventura que nos realizam como pessoas. Não é coisa fácil nem “branca nuvem” nem a ilusão de: “a gente vai levando essa vida”. Curtir pode ser moda. Mas é o gatilho que dispara o consumismo inconseqüente, além da preguiça institucionalizada.

A despreocupação com o amanhã ou com as dificuldades, apenas mascara a incompetência de lutar, de ser bom, de ser responsável. Enfim, de querer vencer! A propaganda seduz, mas não cria o sucesso. Ela tem um vício insanável: o dinheiro antes de tudo! Este jamais será garantia de felicidade vocacional.

Em si mesma a vida é uma questão da fé!

Pe. Antônio Clayton Sant´anna, C.SS.R

Revista de Aparecida

http://blog.cancaonova.com/vocacional/