RSS

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Visitação de Nossa Senhora

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro.
O anjo também a comunicou que sua parenta Santa Isabel já estava grávida.
Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, quando depois de andar cerca de 100km ela se encontrou com Isabel.
Nesta festa também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorifcando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e o porquê deveríamos ter essa devoção, que passa de século a século.
“Porque olhou para sua pobre serva, por isso desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” São Lucas 1, 48
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro.
É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus para que sejamos cada vez mais sensíveis á dor do outro, mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se opere na caridade.

Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!

domingo, 30 de maio de 2010

Solenidade da Santíssima Trindade

Só existe um Deus, mas n'Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d'Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.
Santo Agostinho (†430) dizia que: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).
Só existe um Deus, mas n'Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus.
A Trindade é Una. “Não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas: “A Trindade consubstancial” (II Conc. Constantinopla, DS 421). “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza” (XI Conc. Toledo, em 675, DS 530). “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).
A Profissão de Fé do Papa Dâmaso diz: “Deus é único, mas não solitário” (Fides Damasi, DS 71). “Pai”, “Filho”, “Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: “Aquele que é Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho” (XI Conc. Toledo, em 675, DS 530). São distintos entre si por suas relações de origem: “É o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede” (IV Conc. Latrão, e, 1215, DS 804).
A Igreja ensina que as Pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das Pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras:
“Nos nomes relativos das Pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três Pessoas, considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância” (XI Conc. Toledo, DS 675). “Tudo é uno [n'Eles] lá onde não se encontra a oposição de relação” (Conc. Florença, em 1442, DS 1330). “Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho” (Conc. Florença, em 1442, DS 1331).
Aos Catecúmenos de Constantinopla, S. Gregório Nazianzeno (330-379), “o Teólogo”, explicava:
“Antes de todas as coisas, conservai-me este bem depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à profissão de fé no Pai e no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de toda a vossa vida. Dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe Una nos Três, e que contém os Três de maneira distinta. Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe [...]. A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro [...]. Deus os Três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha em Seu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de mim (Or. 40,41).
O primeiro Catecismo, chamado "Didaqué", do ano 90 dizia:
"No que diz respeito ao Batismo, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não houver água corrente, batizai em outra água; se não puder batizar em água fria, façais com água quente. Na falta de uma ou outra, derramai três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Didaqué 7,1-3).
São Clemente de Roma, Papa no ano 96, ensinava: "Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça" (Carta aos Coríntios 46,6). "Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo" (Carta aos Coríntios 58,2).
Santo Inácio, bispo de Antioquia (†107), mártir em Roma, afirmava: "Vós sois as pedras do templo do Pai, elevado para o alto pelo guindaste de Jesus Cristo, que é a sua cruz, com o Espírito Santo como corda" (Carta aos Efésios 9,1).
"Procurai manter-vos firmes nos ensinamentos do Senhor e dos Apóstolos, para que prospere tudo o que fizerdes na carne e no espírito, na fé e no amor, no Filho, no Pai e no Espírito, no princípio e no fim, unidos ao vosso digníssimo bispo e à preciosa coroa espiritual formada pelos vossos presbíteros e diáconos segundo Deus. Sejam submissos ao bispo e também uns aos outros, assim como Jesus Cristo se submeteu, na carne, ao Pai, e os apóstolos se submeteram a Cristo, ao Pai e ao Espírito, a fim de que haja união, tanto física como espiritual" (Carta aos Magnésios 13,1-2).
São Justino, mártir no ano 151, escreveu essas palavras ao imperador romano Antonino Pio: "Os que são batizados por nós são levados para um lugar onde haja água e são regenerados da mesma forma como nós o fomos. É em nome do Pai de todos e Senhor Deus, e de Nosso Senhor Jesus Cristo, e do Espírito Santo que recebem a loção na água. Este rito foi-nos entregue pelos apóstolos" (I Apologia 61).
São Policarpo de Esmirna, que foi discípulo de S. João evangelista, mártir no ano 156, declarou: "Eu te louvo, Deus da Verdade, te bendigo, te glorifico por teu Filho Jesus Cristo, nosso eterno e Sumo Sacerdote no céu; por Ele, com Ele e o Espírito Santo, glória seja dada a ti, agora e nos séculos futuros! Amém" (Martírio de Policarpo 14,1-3).
Teófilo de Antioquia, ano 181, confirmou: "Igualmente os três dias que precedem a criação dos luzeiros são símbolo da Trindade: de Deus [= Pai], de seu Verbo [= Filho] e de sua Sabedoria [= Espírito Santo]" (Segundo Livro a Autólico 15,3).
S. Irineu de Lião, ano 189, afirmou: "Com efeito, a Igreja espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra recebeu dos apóstolos e seus discípulos a fé em um só Deus, Pai onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto nele existe; em um só Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espírito Santo que, pelos profetas, anunciou a economia de Deus [...]" (Contra as Heresias I,10,1).
"Já temos mostrado que o Verbo, isto é, o Filho esteve sempre com o Pai. Mas também a Sabedoria, o Espírito estava igualmente junto d'Ele antes de toda a criação" (Contra as Heresias IV,20,4).
Tertuliano, escritor romano cristão, no ano 210: "Foi estabelecida a lei de batizar e prescrita a fórmula: 'Ide, ensinai os povos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo'" (Do Batismo 13).
E o Concílio de Nicéia, ano 325, confirmou toda essa verdade:
"Cremos [...] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. [...] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas" (Credo de Nicéia).

Prof. Felipe Aquino

sábado, 29 de maio de 2010

Consagração X Sucesso

Olá, amigo(a), músico de Deus!
Paz e alegria!
Sempre presenciamos e sabemos que qualquer tipo de música arrasta multidões. Ela gera e cria opiniões, faz a nossa cabeça e até mexe com nossos corações. Mas, infelizmente, há muitos artistas, bandas e conjuntos que, mesmo sem uma consagração "formal", estão a serviço de Satanás!
Nos tempos passados, pensava-se que as atitudes de "consagração" ao demônio era simplesmente um gesto de agressividade para cutucar a sociedade. Hoje sabemos que isso não é verdade... Eles eram realmente consagrados para terem sucesso e realizar o que e como queriam!
Além destas pessoas que sabem (e vivem) desta forma por opção própria, outros, sem fazer uma "consagração formal", estão também a serviço do "encardido", com suas letras e músicas, com seus shows e com suas atitudes. Deus nos pede o contrário: que os nossos ministérios, bandas e grupos de música sejam consagrados AO SENHOR. Ou temos nossos ministérios consagrados a Ele ou caímos...
Para viver a consagração, precisamos abolir o FUMO, a DROGA, o ÁLCOOL e os PECADOS que o mundo nos oferece! Para começar, o fumo faz mal para a voz... Se cantamos, não podemos fumar! E os outros pecados, onde os encontramos? No próprio mundo... Temos que escolher bem nossas companhias (amigos) e locais que costumamos freqüentar... Em um baile, por exemplo, não encontramos isso tudo e ainda outros pecados?
Um sábio santo de nossa igreja disse uma frase (bem polêmica, por sinal) que vem bem de encontro ao que estamos meditando: "Os cristãos que entram num baile, deixam o seu Anjo da Guarda na porta e é um demônio que o substitui; portanto, logo passa a haver na sala tantos demônios quanto dançarinos" (São João Maria Vianney - "Cura D´Ars"). É especialmente para refletirmos, não?
Quando consagramos nossos ministérios AO SENHOR, a vitória é certa! Mas não podemos ficar nos enganando... Ou somos consagrados ao Senhor e vencemos as forças do maligno, ou seremos ingênuos: faremos um pouquinho de sucesso e depois seremos derrubados por ele. Como disse nosso amado Padre Jonas Abib (Canção Nova), em um retiro para músicos, "é colhido como se colhe o joio e é jogado na lama. Por isso, músicos de Deus: "Ou santos ou nada!". É preciso se decidir por compromisso de castidade e vivê-lo".
O mundo de hoje precisa de grupos, bandas e ministérios de música consagrados AO SENHOR. Nós, músicos, artistas, somos os mais almejados pelo inimigo, pois até hoje ele reina no mundo da música, tendo o domínio dela e da arte.
Para terminar, deixo uma outra frase (também para meditarmos) de São Cura D´Ars: "É necessário trabalhar neste mundo, é necessário combater. Teremos toda a eternidade para descansar".
Pense nisso!
Jesus abençoe!

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Músico: Consagre sua vida à Nossa Senhora

Oi amados e amadas!
A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Como é importante todo católico ter devoção à Nossa Senhora seja ela qual for o importante é ter. Eu tenho a minha e você? É necessário desde já criar uma intimidade com Nossa Mãe do Céu afinal foi o próprio Jesus que nos deu Maria como Mãe.
Maria nos ensina a cantar um canto profético e ao mesmo tempo fazer a vontade de Deus.
Por isso músico consagre sua vida, seu ministério, seu canto, sua voz, seu tocar, seu compor à Nossa Senhora que Ela sempre passe à frente.
Consagre-se diariamente à Ela. Que Maria Santíssima sempre nos ajude, nos auxilie e nos ensine a cantar o Seu Magnificat em nossa vida e em nossa missão.
Deus abençoe.
Sua irmã em Cristo, Flávia.

Consagração á Nossa Senhora (Consagração Diária)
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

domingo, 23 de maio de 2010

Solenidade de Pentecostes

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Vinde, Espirito Santo
Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espirito e tudo sera criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruistes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espirito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Por que você canta na igreja?

A experiência com Deus é a essência do cantar para Ele

A primeira coisa que gostaria de questionar aos músicos, sejam eles cantores ou instrumentistas, é: Por que você canta na igreja? O que o levou a fazer isso? Qual a razão do seu canto?
Digo isso porque, ao longo da minha caminhada, encontrei pessoas que iam tocar na igreja e nos Grupos de Oração pelos mais diversos motivos. E o pior é que quase todos eram errados.
Uns iam porque gostavam de cantar e não tinham espaço fora da Igreja; outros porque sabiam os cantos; já outros porque queriam fazer sucesso entre as meninas ou rapazes e ainda havia os músicos que imaginavam que uma banda católica era a mesma coisa de uma banda secular. Todos esses motivos não estão muito corretos.
O que precisa levar um músico a cantar PARA Deus é a sua experiência com o mesmo Deus. É preciso conhecer o Mestre, acreditar n'Ele, conhecer a Sua Palavra e se dispor a vivê-la. É isso que dá força ao seu canto. Um músico católico nunca pode ser igual a um músico secular, pois as palavras e canções, emanadas por ele, têm a força de Deus.
O músico secular pode até fazer muito sucesso, ter muitos fãs e vender muitos discos, mas a sua música, por mais que seja bem arranjada e executada, é música ordinária. Porém um músico católico, que conhece o Mestre e vive ao lado d'Ele, quando executa a música com técnica e arte, traz consigo a unção do Mestre.
Recordo-me da primeira vez em que vi e ouvi Martin Valverde ministrando, nunca havia visto aquele sujeito antes, mas depois daquele momento – de música e oração – minha vida nunca mais foi a mesma. Havia algo naquele homem que nunca havia visto em cantor nenhum. Acho que você conseguiu entender o que estou falando, e iguais a ele, existem muitos outros.
Por isso, quero convidar você para ver e rever as principais motivações que o levam a cantar ou tocar para Deus. Faça um momento de reflexão e seja sincero com você mesmo. Sei que muitas pessoas começam a tocar e a cantar na igreja por outros motivos, mas no meio do caminho encontram-se com Deus, e a partir daí passam a fazer um trabalho coerente. Talvez este seja o seu caso, e se for, retome o seu trabalho com fé e ousadia.

Cadú
Gravadora Canção Nova

sábado, 22 de maio de 2010

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.
Tiveram dois filhos, e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.
Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo.
Seu esposo acabou sendo assassinado. Não demorou muito, seus filhos também morreram.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor.
Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa.
Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito, devido a humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava aos outros. E teve que viver resguardada.
Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez sofrer por 4 anos.
Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida.

Oração á Santa Rita
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tendes o incomparável título de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.
Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça de que tanto necessito (dizer a graça que deseja).
Não permitais que tenha de me afastar dos vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo
que me impeça de obter a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vosso preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança; por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós!

domingo, 16 de maio de 2010

Solenidade da Ascenção do Senhor

"E, quando eu for elevado na terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12,32).
“E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16,19). Depois da Ressurreição Jesus esteve quarenta dias com os discípulos, onde comeu e bebeu familiarmente com eles e os instruiu sobre o Reino de Deus. Nesses dias sua glória estava ainda velada debaixo de uma humanidade comum; e a sua última aparição termina com a entrada de sua humanidade na glória divina, simbolizada pela nuvem e pelo céu.
Na Carta aos efésios, São Paulo diz: “Deus manifestou a sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal” (Ef 1, 20-23).
A Igreja ensina que “Jesus, rei da glória, subiu ante os anjos maravilhados ao mais alto dos Céus, e tornou-se o mediador entre Deus e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo. Ele, nossa Cabeça e princípio, subiu aos Céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade… Ele, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus, a fim de nos tornar participantes da sua divindade”. (Prefácio da Ascensão I, II)
A elevação de Jesus na Cruz significa e anuncia a elevação da Ascensão ao céu. Jesus Cristo, o único Sacerdote da nova e eterna Aliança, não “entrou em um santuário feito por mão de homem… e sim no próprio céu, a fim de comparecer agora diante da face de Deus a nosso favor” (Hb 9,24). No céu, Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio, “por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive eternamente para interceder por eles” (Hb 7,25). Como “sumo sacerdote dos bens vindouros” (Hb 9,11), ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos Céus. (cf. Cat. §662)
Por “estar sentado à direita do Pai” entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos, se sentou corporalmente junto do Pai, como homem também, com a sua carne glorificada. Assim, através de Jesus a humanidade, outrora expulsa do Paraíso, agora volta para o convívio de Deus. Daí Cristo glorioso vai derramar o Espírito Santo sobre a Igreja para que ela cumpra a sua missão de resgatar os filhos de Deus.
O sentar-se à direita do Pai significa também “a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: “A Ele foram outorgados o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14). A partir desse momento, os Apóstolos se tomaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”. (Cat. §664)
Por isso, na Festa da Ascensão do Senhor a Igreja reza: “Ó Deus todo poderoso, a Ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros do seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória”. Assim, a Ascensão de Jesus é uma preparação e antecipação da glorificação também de cada cristão que o segue fielmente. Significa que o cristão deve viver com os pés na terra, mas com o coração no céu, a nossa pátria definitiva e verdadeira, como São Paulo lembrou os filipenses: “nós somos cidadãos do Céu” (Fl 3, 30).
Em vista Ascensão do Senhor ao Céu, São Paulo nos exorta: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus… Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria” (Col 3, 1-3).
O cristão vive neste mundo sem ser do mundo, caminha entre as coisas que passa abraçando somente as que não passa.

Prof. Felipe Aquino

sábado, 15 de maio de 2010

Porque estudar música?

Olá, meu nome é Juliana e sou pré-discípula da Comunidade Canção Nova. O que me levou a escrever sobre esse tema foi o desejo que trago em meu coração de partilhar com você músico sobre a importância de cuidar do dom maravilhoso que Deus nos confiou: a música.
Muitos músicos contam somente com a unção do Espírito Santo para exercer seu ministério, e isso é muito bom, mas não é o suficiente. Outros aprendem o básico e acreditam já estarem prontos para assumir algo tão exigente, porém, ainda não é o bastante.
A música é a arte divina de manifestar aquilo que grita no coração do artista. Só vive bem essa arte quem é capaz de reconhecer que o dom vem de Deus, ou seja, ele não é exclusividade nossa e sim da Igreja. Precisamos fazer a nossa parte buscando a santidade enquanto cristãos e o aperfeiçoamento técnico-musical enquanto músicos.

Quais são os benefícios de se estudar música?
Estudando música aprendi a superar os meus próprios limites: a insegurança, a indisciplina, o comodismo, a inconstância. Quando estudamos música pra valer temos na graça de sermos moldados em várias áreas da nossa vida.
Lembrem-se: “se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais!”

Dicas de estudo
Ao estudar música é importante não ter pressa, pois você pode acabar queimando etapas que são fundamentais para o seu estudo. Confira algumas dicas:
- fazer aula com um professor bem qualificado;
- se organizar no seu horário de estudo que precisa ser diário com a duração mínima de uma hora para quem estiver começando e aos mais avançados o máximo que puder;
- prepare o seu corpo antes de estudar fazendo alongamentos;
- se concentre no seu estudo buscando um ambiente favorável;
- ouça música de qualidade e sempre que tiver oportunidade assista a bons shows, concertos e workshops;
- procure estar sempre bem informado sobre os assuntos referentes à música, lendo bons livros e usufruindo de materiais fornecidos pela internet;
- nunca se esqueça do principal: busque como músico a intimidade com Deus para que Dele você receba toda força necessária para bem trabalhar seu ministério.
Resumindo: nós trabalhamos em “parceria com Deus”; Ele faz a parte Dele alimentando a nossa alma e nós fazemos a nossa cultivando o dom recebido.
Espero ter ajudado você de alguma forma.
Até breve! Deus te abençoe!

Juliana Moraes
Ministério de Música Canção Nova

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em 3 ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.
O ciclo Angélico se deu em 3 momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois o Anjo de Portugal e por fim o Anjo da Eucaristia.
Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando aquela que se apresentou mais brilhante do que o sol a 3 crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.
Na Cova da Iria aconteceram 6 aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.
Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam a sofrer por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.
Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
Enfim, através dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia.
A mensagem de Fátima é para o mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.
Expressão do Coração Imaculado de Maria que no fim irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia:
"Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!"

Oração á Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima, vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que, insistentemente, vos pedimos (peça agora a graça pretendida).
“Ó Jesus, perdoai-nos; livrai-nos do fogo do inferno; levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem”.
Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça.
Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória ao Pai)

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!!!

No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um Anjo apareceu e disse:
- Por que tanta inquietação por causa dessa criação, Senhor?
- Você já leu as especificações desta encomenda?
- Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico, deve ter cento e oitenta partes móveis substituíveis, funcionar a base de café e sobras de comida, ter um colo macio que sirva para matar a fome das crianças, um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde perna quebrada até namoro terminado... e seis pares de mãos.
O Anjo balançou a cabeça e disse:
- Seis pares de mãos, Senhor? Parece impossível.
- Não é esse o problema, disse o Senhor. E os três pares de olhos que as mães têm que ter?
- O modelo padrão tem isso?! indagou o Anjo.
O Senhor assentiu. Um par para ver através de portas fechadas, para quando perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora já o saiba), outro na parte posterior da cabeça para ver o que não deveria, mas, precisa ver. E naturalmente, os olhos normais, capazes de fitar uma criança em apuros, dizendo-lhes:
- Eu te compreendo e te amo - sem proferir uma palavra.
Senhor, disse o Anjo, tocando-lhe levemente o braço:
- É hora de dormir.
- Não posso, replicou Deus - Está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinha quando adoece, consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída, e convence uma criança de seis anos a tomar banho sozinha.
O Anjo rodeou vagarosamente o modelo de mãe.
- É muito delicada, suspirou.
- Mas é resistente, respondeu o Senhor, entusiasmado - Você nem imagina o que esta mãe pode fazer ou suportar!
- Ela pensa?
- Não apenas pensa, mas discute e faz acordos.
Finalmente o Anjo se curvou e passou os dedos pelo rosto do modelo.
- Há um vazamento, retrucou.
- Não é vazamento, disse Deus. É uma lágrima.
- E para que serve?
- Para exprimir alegria, tristeza, desapontamento, dor, solidão e orgulho.

"Mãe... São três letras apenas as desse nome bendito: também o céu tem três letras nelas cabem o infinito." (Mario Quintana)

Feliz Dia das Mães!!!

Feliz Dia das
Mães
a minha m
ãe
, a todas as m
ães
que eu conheço e a todas as m
ães
do mundo.
Deus abençoe.
Sua irmã em Cristo, Flávia.

sábado, 8 de maio de 2010

Treinando o ouvido...

Pois é, quem nunca ficou admirado com aquele músico mais experiente que rapidamente consegue tirar aquela música ali na sua frente, ou aquele cantor que mesmo sem uma base instrumental favorável consegue entrar em um tom certinho?! O que muitos não sabem, é que este tipo de situação não é apenas para alguns músicos e outros não, através do estudo e de um treinamento auditivo você pode chegar também a esse grau de percepção.
Dentro do estudo da música, o treinamento ajuda ao ouvido a se “afinar”, ou seja, você conseguir memorizar o som das notas, sua relação de valores e de alturas, para que ouvindo alguma delas você possa mais facilmente identificar qual nota é, ou quanto tempo ela dura, qual o ritmo, até mesmo ajuda a conseguir diferenciar timbres diferentes, ajudando assim a “separar” mentalmente qual instrumento você quer estar mais atento para aprender a tocá-lo.
Aqui estaremos colocando alguns exercícios de treinamento auditivo para, gradativamente (e é muito importante que seja assim) possamos ir evoluindo neste treinamento. Alguns passos são importantes para esse treinamento, assim como em qualquer outro estudo:
1. Não tenha pressa. É preciso ter calma e tranqüilidade para fazer os exercícios, alguns exigirão muita prática, paciência e concentração, lembre-se que seu ouvido e seu cérebro precisam se “acostumar” com aquele som e o que ele significa e isso leva tempo;
2. Não subestime os exercícios apresentados. A princípio alguns exercícios ou a forma de como executá-los poderão parecer muito “bobos” ou mesmo fáceis, mas mesmo esses são muito importantes e devem ser feitos com dedicação, pois poderão ser base para muitos outros passos mais complexos na frente.
3. Procure um lugar tranqüilo. Quanto mais concentrado você estiver para executar os exercícios e para se ouvir mais facilmente você conseguirá avançar, lembre que apesar de o nosso ouvido conseguir ouvir sons em uma gama entre 20hz até 20khz o nosso cérebro só capta uma informação auditiva por vez.
4. Procure estar com seu instrumento ou um afinar próximo para que você possa, na necessidade de cada exercício, usá-lo, porém não se prenda a ele totalmente, alguns exercícios exigiram de você memória auditiva, nesses casos use-os somente para conferir a exatidão do exercício e não como apoio para executá-lo.
Seguindo esses passos você perceberá que mais facilmente conseguirá identificar sons diferentes e com mais exatidão “tirar” aquelas suas músicas preferidas, assim como passagens instrumentais, a entrar nos tons e a se afinar, sendo assim um ramo de estudo fundamental para quem é instrumentista, mas também para os cantores.
Por isso, bom trabalho!

Blog Música de Deus

sábado, 1 de maio de 2010

Como planejar bem o seu tempo de estudo

Diferente do que o que muitos de nós pensamos, estudar música é algo para a vida toda. Isso mesmo, o pensamento talvez fosse que a gente se esforça para treinar bem o ouvido, ter uma boa percepção musical, procura o máximo se tornar hábil no seu instrumento até conseguirmos o objetivo técnico almejado no mesmo e que quando alcançado esta meta simplesmente não precisamos mais treinar, afinal já toca todo dia, já ensaia, faz show, já se está em contato constante com a música. Mas, na verdade, com o passar do tempo, vamos percebendo que quanto mais estamos envolvidos com a música, mesmo tocando constantemente, fazendo shows e ensaiando é preciso aliar isso ao estudo e ao treino.
Uma vez refletindo com um amigo fomos chegando a uma conclusão: Quando se para de estudar música não estagnamos simplesmente no ponto em que alcançamos, na verdade com o tempo vamos sentindo que vamos regredindo. Isso mesmo, acabamos regredindo, técnica e musicalmente. Por isso é tão importante, mesmo para os músicos mais experientes o treino e o estudo.
Quero aqui lançar uma proposta de planejamento de nossos estudos a partir daquilo que é o fundamental para um músico saber e crescer musicalmente.
Algumas coisas são básicas para todos os músicos (independente se canta ou toca e o que toca) que é uma boa percepção musical, afinação, leitura musical (partitura, cifra ou tablatura), habilidade no seu instrumento, boa bagagem teórica dos fundamentos musicais (escalas, harmonia, formação de acordes, encadeamentos harmônicos, construção melódica, arpejos, harmônicos, etc) Repertório, além de estar inteirado com o universo musical conhecendo a evolução musical os diferentes estilos e movimentos ligados a música.
O conhecimento e o aperfeiçoamento em cada uma desses e/ou mais pontos são importantes para a evolução da qualidade profissional de um músico. Para que esse estudo seja eficaz o ideal seria começarmos separando pelo menos umas 2 horas por dia para fazê-lo. É claro que se você dispõe de mais tempo isso é ótimo, procure aumentar, proporcionalmente, as atividades que vamos passar aqui. Se você dispõe de menos tempo também não tem problema, faça o mesmo para baixo, é claro, neste caso tenha paciência, pois isso exigirá de você mais dias repetindo as mesmas etapas de dificuldade que você estiver estudando.

Diariamente você pode separar seu tempo assim:

Percepção Auditiva - 00:20
Conteúdo Teórico - 00:30
Alongamento - 00:10
Prática Instrumental - 00:20
Repertório - 00:40
É claro que dentro desse tempo procure esmiuçar o que estudar em cada um:

1.Percepção Auditiva: É importante você treinar aqui três coisas fundamentais:
Afinação: Exercícios de afinação como audição e repetição de escalas, acordes e intervalos.
Solfejo: Leitura musical
Treinamento Rítmico: Repetição, grafia e leitura de ritmos.
2.Conteúdo Teórico: Separe tempo para estudar sobre teoria musical (grafia), harmonia, construção de escalas, construção de acordes, encadeamentos harmônicos, variações melódicas, etc.
3.Alongamento: Antes de passar para a parte prática (execução no instrumento) é importante fazer pelo menos um breve alongamento (aquecimento para os cantores) para proporcionar uma atividade saudável no instrumento e livre de lesões instantâneas e/ou futuras.
4.Prática Instrumental: É hora de treinar o que se estudou na teoria no instrumento, procure repetir várias vezes o mesmo exercício e só passe a um nível seguinte quando estiver realmente seguro da “perfeição” da execução do movimento. Você pode treinar aqui com escalas, arpejos, acordes, exercícios específicos para desenvolver técnicas em seu instrumento.
5.Repertório: Toda essa preparação só encontra sentido aqui, é no estudo de repertório que vamos colocar em prática o que estudamos. Procure estudar músicas que te desafiem a aprimorar seus conhecimentos técnicos e teóricos. Sempre que puder, separe tempo para tentar transcrever alguma música (tirar de ouvido), assim vocês estará unindo sua percepção auditiva, conhecimentos teóricos ao seu estudo de repertório.
Se para você é difícil estudar “tudo isso” em cada dia você pode ainda elaborar um outro esquema dividindo os conteúdos ao longo dos dias da semana, procurando não dispensar a prática instrumental e o repertório do seu estudo teórico. Neste caso lembre sempre de fazer uma constância nos seus exercícios, tentando evitar a esporadicidade, ou seja, estudar um tema um dia aqui e outro, uma semana depois, depois duas semanas depois e assim por diante.
No começo talvez pareça “enfadonho” seguir uma metodologia, mas lembre-se: além de ser fundamental para um crescimento satisfatório, com o tempo a gente se adapta e segue tranqüilamente.
Bons estudos.

Blog Música de Deus