RSS

domingo, 31 de janeiro de 2010

São João Bosco, rogai por nós!

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve.
Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”. Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.
Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje.
São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicado à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor.
Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

Oração á São João Bosco
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Bosco anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São João Bosco, rogai por nós!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Autógrafos?

"... Foi em nossa primeira viagem ao México - Dynamis 1984 - que os rapazes da banda e eu nos encontrávamos diante de pessoas que queriam autógrafos. Aconteceu no final de uma show para adolescentes. Muitíssimos deles (elas), em sua grande maioria - literalmente vieram em cima de nós pedindo autógrafo, e ainda que cruzássemos olhares de S.O.S., nada pudemos fazer senão dá-los. Quando tudo terminou, nos reunimos em uma espécie de conselho de guerra para achar uma solução para o que então percebíamos como um problema. Estávamos de acordo de que não nos havia afetado, porém, sabíamos de sobra que poderia ser uma tentação mais perigosa no futuro. Naquela noite, em oração diante do Senhor, deixamos claro nosso desejo de não ofender-Lhe. Convencemo-nos de que não havia nada de mal em dar autógrafos, porém decidimos nos proteger pondo neles nossa marca e selo de músicos cristãos. O acordo final tinha duas partes: a primeira, que a princípio, nos manteríamos mais longe dessa possível tentação, a segunda, se não houvesse outra saída, então daríamos autógrafos, porém, colocaríamos junto uma citação bíblica, que a partir de então, faria parte do nosso autógrafo. No meu caso, escolhi o Salmo 115,1: "Não a nós, Iahweh, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por teu amor e tua vontade!"
Não falta jovem que me pergunte sobre "esse número" que coloco junto ao meu nome. Eu esclareço que se trata de uma citação bíblica e digo-lhe que a leia por favor. Mesmo com todos esses cuidados, procuro sempre estar atento para não perder de vista o limite entre dá-lo e depender deste simples ato para sentir-me realizado como artista...

Escrito por Martín Valverde
Livro: As tentações do Músico

sábado, 23 de janeiro de 2010

Aprendendo a ser artista

Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil...
Ouça com o ouvido e com o coração. A Palavra de Deus, mais do que compreendida, deve ser digerida, pois nem tudo entenderemos. Nem o próprio Jesus sabe o dia que Ele virá, mas só o Pai. E este dia nos traz uma verdadeira expectativa. Ele está chegando, devemos esperar com ânimo, com arte. Eu sou um padre artista, sempre fiz "arte" desde criança. Artista não escolhe ser artista, ele nasce. Ser artista é uma sina, não é escolha. Todo artista é um relâmpago. Você é o relâmpago de Deus com 10% de inspiração e 90% de transpiração. Vendo as pessoas encenando tudo igual e perfeito, vi que foi puro suor e trabalho. Precisamos ter o Espírito, mas também transpirar, praticar a arte de ser cristão. O artista é esse relâmpago de que nos falava a palavra de Deus. Ele não é uma hidrelétrica, pois quem é, é a Igreja. Ela é luz para o mundo, por essa luz ela ilumina o mundo. Tem gente que deixa a sua arte relâmpago causar morte. Não come, só vive para a arte. Já vi muitos artistas com o poder de tal arte destruir um ministério. Eu sempre disse para os ministérios que eu acompanhei: "Deus tem um plano bem maior para você, que vai além da fantasia. Há a realidade". Dois relâmpagos não se cruzam. Assim acontece com os artistas. Muitos, quando se encontram, saem faísca. No teatro, existe uma expressão que é tida como boa intenção: "dar a vez". Há muito artista que quer tomar o lugar de Jesus, mas o que importa é que "Ele cresça e eu diminua" (cf. Jo 3,30). Fique feliz se num momento você for esquecido, mas Deus for louvado. O artista verdadeiro é aquele que não busca migalhas de palmas. Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil. Não faz diferença diante de você a quantidade de público. O artista não depende do salário afetivo que recebe. O artista vive o mistério da solidão da clausura. O momento de se preparar para apresentar é um momento de solidão acompanhada por Deus. Artista que não reza antes, apresenta o seu querer e não o de Deus. Você é o palco de Deus e, por isso, sua inspiração, muitas vezes, toma conta de você. A inspiração tem, muitas vezes, começo, meio e fim, mas depois precisa ser trabalhada na transpiração. A arte é ecumênica. Todo artista passa por um tempo de des-inspiração. Nessas horas, faça o que Maria disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (cf. Jo 2,5). Vai rezar.
Um dia, teremos pessoas com arte nova, sem mediocridade, que sabe dar de si porque não se pertencem. Relâmpagos de Deus que vão clarear o mundo com nossa arte, que um dia se transformará em salvação.

Padre Joãozinho, sjc
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

sábado, 16 de janeiro de 2010

Importância do aquecimento vocal

Uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz

O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho.O aquecimento vocal promove a saúde vocal e potencializa as características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço, fadiga vocal e corporal. O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz para evitar estes sintomas.
A voz é produzida na laringe, nas pregas vocais. Quando inspiramos, armazenamos uma quantidade de ar nos pulmões. Durante a fala, esse ar é expirado, passando pelas pregas vocais. A pressão do ar faz com que as pregas vocais vibrem. A vibração das pregas vocais quando o ar expiratório passa por elas gera um som conhecido por nós como voz.O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos de alguns males causados pelo mal uso da voz, pois, além de potencializar nossa capacidade de projetar a voz, equilibrando a emissão e dando resistência vocal a pessoas que falam ou cantam por um longo período de tempo, ainda nos despertam para o auto-cuidado com a voz.

Fábio Roniel
Gravadora Canção Nova
blog.cancaonova.com/fabioroniel

sábado, 9 de janeiro de 2010

Músico: Deixe-se conhecer por Deus

Parece meio estranho uma afirmação como esta: deixe-se conhecer por DEUS. Como se DEUS, que sabe de tudo, de todas as coisas do ontem, do hoje e do amanhã não te conhecesse.
Então ELE não sabe da nossa vida? Claro que SIM. Mas DEUS preza demais a nossa LIBERDADE. DEUS jamais fere a liberdade que ele mesmo nos DEU. Seu amor é tão completo que quando nos ama, nos deixa escolher o caminho a ser seguido. É você quem escolhe o caminho a ser trilhado em sua vida. Suas escolhas dependem de VOCÊ. É ELE quem dá o talento, por exemplo, mas é VOCÊ quem decide o que fazer com ele. DEUS só interfere quando você deixa.
Então DEUS nos deixará SOFRER? É incrível, mas tenho que afirmar que SIM, se esta for a sua escolha. Para que DEUS nos conheça a fundo, penetre no mais íntimo do nosso ser, precisamos dizer SIM, SENHOR, PENETRE O MAIS PROFUNDO DA MINHA VIDA.
Ah, irmã(o), DEUS fica de olho pronto para nos conhecer, sua criatura. Não um conhecer humano, mas o conhecimento da autoridade de ser curado. O que é isso: o conhecer de DEUS é diferente do nosso, no caso é como se você disesse CATEGORICAMENTE para DEUS que você O DEIXA te tocar, te curar, te sarar.
O que isso tem haver com o MÚSICO? Muitas, muitas coisas... Até pelos nossos sentimentos de artistas que se afloram na nossas artes musicais estamos muitos abertos a ações demônicas que são próprias de emoções afloradas. Vou tentar explicar melhor: nossa sensibilidade é maior por sermos artistas e temos emoções que trabalhamos em nossas canções. Nós as vivenciamos em nosso dia-a-dia. Muitas vezes não conseguimos equilibrá-las. É impossível você ver um poeta que trabalha as emoções através das palavras que não tenha essas emoções fortes em sua vida, nós também temos essas emoções que trabalhamos em nossas canções, portanto as vivenciamos em nossas vidas também.
DEUS precisa ser o Senhor de nossas emoções, ter o inteiro controle para que o inimigo, que conhece bem os músicos, não faça proveito para destruir nossa missão de construir o reino de DEUS aqui na terra por causa de nossas fraquezas.
Para que DEUS controle, você precisa se deixar CONHECER pelo Senhor. Não tenha medo! Confie no Senhor e ele tudo fará em sua vida e no seu MINISTÉRIO.

Vosso servo,
Cosme (
cosme@codimuc.com.br)
www.codimuc.com.br/cosme - Rio de Janeiro - RJ

sábado, 2 de janeiro de 2010

Corações que amam vozes que evangelizam

Que lindo poder cantar a vida, que maravilhoso poder ver os frutos desse canto na vida de tanta gente. Nós temos que servir o Senhor. Deus tem pressa em nos salvar, Ele tem pressa em concretizar o seu plano de amor. Nós não podemos ficar nos enroscando no caminho, temos que ter os olhos fixos no Senhor. Nem todas as coisas que parecem ruins são o que parecem ser. Pode ser um impulso de Deus pra você ir mais longe. Existem sofrimentos que são para glória de Deus. É preciso sofrer, sentir dor e oferecer o teu sofrimento, tua dor para o Senhor quer seja para salvação, quer seja para a concretização do seu plano de amor pra minha vida. Nem toda dor é o fim, nem mesmo a morte é o fim. Ela pode ser o começo de uma nova vida.
Antes de evangelizar precisamos aprender a amar. Nunca perder a perspectiva no amor de Deus. Só o amor permanecerá no final. Tudo vai passar, mas o amor vai permanecer. Por isso quando perguntarem pra você por que você canta, você tem de responder eu canto porque amo e o amor justifica tudo. Nossa luta diária é pra amar Jesus
. O amor nos dá força pra cantar. O Senhor quer usar cada vez mais dessa música que ele colocou nos nossos corações, nos nossos lábios.
Antes de sermos cantores e antes de estarmos comprometidos com a música nós precisamos aprender a estar comprometidos com o Evangelho
de Jesus, com a palavra de Deus e com a sua Igreja. Porque é isso que justifica o nosso canto, temos que estar comprometidos com a experiência de Deus na sua palavra, porque a bíblia fechada é só um livro, mas ela aberta é a boca de Deus falando. Nós temos que estar comprometidos com a igreja que tem um rumo uma direção e nós temos que estar disponíveis a se derramar por amor.
Nós precisamos aprender que é o amor que move todas as coisas. É aprendizado, precisamos aprender a amar, é isso que faz a eficácia do nosso ministério. Não faz nosso ministério só eficiência de fazer coisas bonitas, mas faz a eficácia de fazer as coisas segundo o coração de Deus. Promover o outro também faz parte. Não é ficar escondido atras das colunas pra ver o que o outro está fazendo com inveja, pelo contrário, é dizendo vai irmão se tu estas amando vai cantar, vai anunciar. Porque só os corações que amam evangelizam. Promover o irmão é uma atitude, mas ainda não é amor. O amor é muito maior do que isso, o amor é experiência. Pode ser sentido.
As vezes a gente sonha em fazer coisas grandes. É preciso aprender a abandonar sonhos. Nós temos que abraçar o designo de Deus, porque só no designo está a verdadeira felicidade
. Esse é o verdadeiro desafio, usar a música como que por um designo. Nada pode calar a nossa voz, se essa voz é a voz do amor.
Não existe outro que possa curar os corações do homem só existe um e é Jesus. Só que as pessoas estão sem saber que fora do seu mundinho particular alguém maravilhoso está lá fora curando todos aqueles que vem a ele. O desafio irmãos é apresentar a este Brasil
este consolo que se chama Jesus. Nós não podemos privar este povo de ouvir a canção que vem do coração. Nós precisamos dizer a esse povo que o apagão não existe mais chegou Jesus e ele é a luz.
Tudo isso com profunda humildade, e essa é a palavra chave humildade. Nosso ministério necessariamente passa pela humildade, é como um mergulho passa pela humildade sai do outro lado fecundo. Corações que amam são vozes que evangelizam. Que o Senhor dê a vocês um coração humilde e apaixonado.


Eugênio Jorge
Missão Mensagem Brasil
Palestra: Corações que amam vozes que evangelizam

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Católico de verdade, começa o ano indo a Santa Missa. Não começa o ano fazendo simpatias, nem pulando onda, nem tampouco começa o ano com o pé direito. Quem entra o ano com um pé só é o saci. Católico que é católico entra no ano que há de vir com os dois pés dentro da Igreja. E se você foi a missa no dia de hoje, provavelmente ouviu o padre falar que o primeiro dia do ano se homenageia Santa Maria Mãe de Deus. Mas qual a origem dessa festa? Vale a pena frisar que a Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus é a primeira Festa Mariana que apareceu na Igreja Ocidental. Começou em Roma mais ou menos no século VI, provavelmente junto com a dedicação – em 1º de janeiro – do templo “Santa Maria Antiga” no Foro Romano, uma das primeiras Igrejas marianas de Roma.
Vemos o quanto essa festa é antiga ao visitar as catacumbas romanas. Nelas vemos a inscrição Maria, Mãe de Deus” (Theotókos). Eram nessas catacumbas onde se reuniam os primeiros cristãos para celebrar a Missa em tempos das perseguições.
Mais adiante, o rito romano celebrava em 1º de janeiro a oitava de Natal, comemorando a circuncisão do Menino Jesus. Depois de desaparecer a antiga festa Mariana, em 1931, o Papa Pio XI, com ocasião do XV centenário do Concílio de Éfeso (431), instituiu a Festa Mariana para em 11 de outubro, em lembrança deste Concílio, onde se proclamou solenemente Santa Maria como verdadeira Mãe de Cristo, que é verdadeiro Filho de Deus; mas na última reforma do calendário – após o Concílio Vaticano II – se transladou a festa para 1º de janeiro, com a máxima categoria litúrgica, de solenidade, e com título da Santa Maria, Mãe de Deus.
Desta maneira, esta Festa Mariana encontra um marco litúrgico mais adequado no tempo do Natal do Senhor; e ao mesmo tempo, todos os católicos começam o ano pedindo o amparo da Santíssima Virgem Maria. Mas o que aconteceu neste Concílio de Éfeso?
Bom, no ano de 431, o herege Nestorio se atreveu a dizer que Maria não era Mãe de Deus, afirmando:
“Então Deus tem uma mãe? Pois então não condenemos a mitologia grega, que lhes atribui uma mãe aos deuses”. (palavras de Nestório o herege)
Ante isso, reuniram-se os 200 bispos do mundo em Éfeso – a cidade onde a Santíssima Virgem passou seus últimos anos – e iluminados pelo Espírito Santo declararam:
“A Virgem Maria sim é Mãe de Deus porque seu Filho, Cristo, é Deus”. (Concílio de Éfeso)
E acompanhados por toda a multidão da cidade que os rodeava levando tochas acesas, fizeram uma grande procissão cantando:
“Santa Maria, Mãe de Deus, roga por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”. (Concílio de Éfeso)
Do mesmo modo, São Cirilo da Alexandria ressaltou:
“Será dito: a Virgem é mãe da divindade? A isso respondemos: o Verbo vivente, subsistente, foi engendrado pela mesma substância de Deus Pai, existe desde toda a eternidade… Mas no tempo ele se fez carne, por isso se pode dizer que nasceu de mulher”. (São Cirilo de Alexandria)

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós!

Feliz 2010 com Cristo!!!

Oi amadas e amados músicos!!!
A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Feliz Ano Novo a todos!!!
Desejo a todos um ano de bençãos na caminhada e na missão.
Que o Senhor seja o nosso canto para que possamos cantar as maravilhas que Senhor fez e faz por nós e através de nós.
Músicos, cantem o que vivem e vivem o que cantam.
Que Deus, à Virgem Maria e Santa Cecília, nos ajudem a levarem o Evangelho além das fronteiras de onde estamos e que possamos dar frutos de graça para a salvação de muitas vidas e a edificação de nossa Santa Igreja. Assim seja.
Deus abençoe você e seu ministério!
Sua irmã em Cristo, Flávia.