RSS

sábado, 27 de junho de 2009

Músicos consagrados

É preciso dar ao Senhor toda glória, com Ministérios de música verdadeiramente consagrados a Deus.

A música arrasta multidões! A mentalidade que ela produz, cria realmente opinião. Faz a cabeça e o coração. Infelizmente, há uma multidão de artistas, de bandas e conjuntos que, mesmo sem uma consagração formal, estão à serviço de Satanás.
Antigamente se pensava, que os nomes, as atitudes de serem consagrados ao demônio, era apenas um gesto agressivo para atingir a sociedade. Só que, se percebeu depois que, não era isso.Bem ao contrário: eram consagrados mesmo! Para terem sucesso e realizar o que eles queriam...
Além desses que sabem e que vivem assim por opção, músicos, conjuntos e bandas, sem fazerem uma consagração formal, estão à serviço de Satanás: com a música que cantam, com os shows que fazem, com as letras que divulgam, com os seus procedimentos e atitudes.
E Deus não exige. Ele quer que se dê com liberdade, com amor. O Senhor está pedindo isso de você, do seu ministério de música, da banda, do conjunto onde você toca e canta. Que o seu ministério, que o seu conjunto, sua banda seja consagrada ao Senhor.
Ou você tem um ministério de música consagrado ou cai e todos caem. Para viver a sua consagração, você precisa abolir: o fumo, a droga, o álcool. O fumo faz mal para sua voz. O álcool também faz mal para sua voz, mas faz maior mal para a sua pureza, a sua sexualidade. No ministério de música não se fuma e nem se bebe.
Tenha certeza: A vitória será sua. A vitória será de Deus! Mas, você não pode continuar sendo ingênuo. Ou você é consagrado inteiramente ao Senhor e vence Satanás pelo poder de Jesus, ou é um ingênuo, que faz um pouquinho de sucesso e depois é derrubado por ele. É colhido como se colhe o joio e é jogado na lama.
Por isso, músicos de Deus: 'Ou santos ou nada.' É preciso se decidir por compromisso de castidade e vivê-lo.
Quando o grupo, a banda inteira faz um compromisso de castidade, um cuida do outro, para nenhum cair.
O povo de Deus necessita, esse mundo precisa ter conjuntos, bandas e Ministérios de música inteiramente consagrados ao Senhor. Porque você músico, artista, é o mais almejado pelo inimigo. Porque até hoje, ele reinou no mundo da música. E como príncipe desse mundo, tem o domínio da música, da arte.

sábado, 20 de junho de 2009

As Virtudes do Músico

Olá, amigos, músicos de Deus!
O ato de evangelizar depende de diversos fatores que, às vezes, são impecilhos no nosso caminho, dificultando nossas missões.
Nós, "cantores de Deus", evangelizadores através da música, somos os que mais sofremos com estes problemas, pois há diversas barreiras que atrapalham o nosso servir. É neste momento, em que encontramos barreiras e impecilhos, que devemos pensar mais longe...
Como músicos, devemos sempre rezar com nossos instrumentos musicais. Nunca devemos fazer da música um momento de "entretenimento mundano" e associar a música religiosa com as músicas do momento, do mundo. Quando todos os integrantes do grupo (ou banda) passam a rezar com seus instrumentos, colocando seus talentos e dons musicais a serviço da comunidade, fazendo de cada mísera corda ou de um simples acorde um verdadeiro louvor e adoração a Deus, a hamornia se completa e muitas pessoas são tocadas e transformadas.
Ajudar os fiéis (assembléia) a rezar através dos cantos também é uma missão do ministro de música. Quantas vezes escolhemos cantos novos, lindos, com um conteúdo religioso maravilhoso, mas se quer ensinamos os fiéis a cantar, seja através de livros, folhetos, projeções ou apenas proclamando sua letra entre as estrofes? É neste momento que devemos ser canais da graça de Deus, ministros de música, querendo ver os fiéis cantando e se esforçando para isso.
Nunca devemos cantar a música que soa melhor aos nossos ouvidos (só porque ela é bonita e tem uma linda melodia), e sim devemos cantar com o coração, entoando a música que servirá exatamente para aquele momento, que com certeza, será inspirado pelo Espírito Santo de Deus.
Pelo canto se louva a Deus... Santo Agostinho nos ensinou que "quem ama canta, e quem canta reza duas vezes". Precisamos entender que se cantarmos "errado", estaremos pecando duas vezes...
Baseados nestas "virtudes dos músicos", precisamos mudar o nosso agir dentro de nosso grupo, banda e/ou nossa comunidade.
Pense bem!
Jesus abençoe!

Rafael de Angeli

sábado, 13 de junho de 2009

Cristão, a primeira vocação do músico

"A música tem poder. Ela pode envenenar ou salvar. A música nunca é neutra"

Em primeiro lugar, a sua vocação é ser cristão. Cristão é um outro Cristo. É um continuador de Cristo. Antes de tudo, o músico é cristão. Precisa ter no coração, com Jesus, a ânsia de salvar almas. Meu pai Dom Bosco, tinha um lema: “Daí-me almas e ficai com os resto. Fica com o resto; o resto não me interessa. O resto é resto. Daí-me almas! Eu quero as almas”.
Não posso ser diferente. Não porque sou filho de Dom Bosco, mas porque, como ele, sou cristão. Você é cristão: temos a mesma vocação. Somos outro Jesus. Como continuador de Jesus, só posso viver assim: “Daí-me as almas, o resto não me interessa, o resto é resto”.
Ministério de música é fundamental, é tropa que vai a frente... Que não vai se exibindo, tocando bonito, apenas para fazer aparato. Não é como nos desfiles, para ser aplaudido! A melhor “fanfarra” ganha prêmio. A melhor “baliza” ganha troféu. Não confunda isso com escola de samba.
Ministério de música não é desfile: é tropa de combate.
É ume exercito em batalha! Você músico, está na linha de frente. Não para se exibir, mas para defrontar-se com o inimigo. Se você traz instrumentos nas mãos, eles são para a guerra. Se traz vestes especiais, elas são para a guerra. Em cada atividade que você participa na paróquia, tocando nas missas, nas reuniões, nos grupos de oração, nos louvores, nos shows de evangelização, nos grandes cenáculos, onde quer que seja, o objetivo é atingir as ovelhas.
O objetivo é tomar as ovelhas das garras do lobo, arriscando a própria vida. Você pode até dizer que só está cantando... Mas é preciso ter um coração de evangelizador! Você está cantando por causa da evangelização! Precisa cantar com o poder de atingir almas, atingir vidas, converter corações.
A música tem poder. Ela pode envenenar ou salvar. A música nunca é neutra. Ela é uma flecha que tem algo na ponta. É como os índios faziam: ou ela leva remédio ou leva veneno e mata. Não existe música inócua. Mesmo aquelas que não têm letra ou levam salvação, paz, alegria e Deus ou levam veneno e morte. Você precisa ser boca de Deus para atingir com vida e salvação.

Do livro: Músicos em ordem de batalha - Padre Jonas Abib

sábado, 6 de junho de 2009

Músicos impulsionados pelo Espírito Santo

Tocar as notas de uma construção melódica já não é o mais importante...

Acreditamos que a palavra que transforma o coração, pode produzir em cada pessoa uma melodia diferente. A intensidade da melodia é o coração que determina; o timbre é o coração que oferece. Harmonizando tudo isso, teremos uma canção de Salomão, uma canção de subidas aos Céus.
Leia este pequeno fragmento do Salmo 127, deixando o seu coração cantar por meio dele:
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guarda a cidade, debalde vigiam as sentinelas. Inútil é levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono." (SI 127,1-2)
É Deus quem constrói a casa. É ele quem edifica a Igreja, os movimentos e o seu ministério. Contudo, queremos nos deter na ferramenta usada por Deus para construir sua obra.
No Antigo Testamento, Deus escrevia suas leis em tábuas. Porém com a vinda do novo Adão, Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus passou a escrever suas leis em tábuas de carne, isto é, em nosso coração. A tinta usada por Deus é o sangue de cristo, e o pincel (ou seja, a ferramenta) é o próprio Espírito Santo. Sendo assim, podemos dizer que sem o Espírito Santo, toda construção estaciona, por mais que o homem humanamente esteja correndo. O músico é chamado a movimentar a Igreja, mas só conseguirá fazê-lo se estiver vivendo sob o movimento do dedo de Deus, ou seja, sob a ação do Espírito Santo. Deus usa o dedo do Espírito Santo para movimentar o coração do homem, que, humildemente se prostra, esperando, em primeiro lugar, amar e ser amado pelo construtor.
Tocar as notas de uma construção melódica já não é o mais importante. Nessa peça ou construção musical, o mais importante é estar com Deus, escutando o Músico dos músicos tocar, e assim, seguindo a partitura que o próprio Deus construiu, saber o momento de tocar e como tocar. Nessa obra, o essencial é silenciar o coração. É necessário muita atenção para não nos perdemos na grande partitura da vida.

Santo Agostinho nos ensina que o Espírito Santo é a "Alma da Igreja", e o que faz no corpo do homem, o Espírito Santo faz no corpo da Igreja. No Vaticano II, foi salientado que o amor que se tem pela Igreja é diretamente proporcional ao amor que se tem pelo Espírito Santos, pois este é a alma da Igreja.
Daí, podemos explicar a negligência dos músicos para com a Igreja, isto é, esses músicos não possuem experiência com o Espírito Santo, conseqüentemente não amam seu ministério, através do qual participam do corpo místico de Cristo que é a Igreja. De fato, podemos dizer que nossa parte na construção da obra se encontra basicamente em viver sob o fogo do Espírito Santo.
O músico precisa pedir a efusão do Espírito Santo diariamente, para que o amor pela obra não se acabe.
Devemos ser apaixonados pelo Espírito Santo e, conseqüentemente, apaixonados pela Igreja.